???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9471
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorTadakuma , Gerson Lessa-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:30:32Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-08-01T21:30:32Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.citationTADAKUMA, Gerson Lessa. A encenação e a dramatização como prática pedagógica no ensino de literatura. 24 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9471-
dc.description.abstractThe present brings to the debate the staging (dramatization) of literary works as one of the possible approaches to teaching literature in basic education, and draws attention to the need to rethink the conventional approach to teaching literature in the face of current education problems. It aims to investigate whether the dramatization of works can contribute to the renewal of literature teaching, improving textual understanding and the enjoyment of reading. At different times, the investigation seeks to take a journey through some of the reflections presented by Brazilian thinkers about the educated mother tongue, especially from the 1970s and 1980s, and visit some current reflections and didactic proposals. This is a basic and exploratory research using the bibliographic and documentary research method, involving the analysis of national and foreign authors, as well as normative documents for Basic Education, such as the National Common Curricular Base (BNCC). In this way, this work seeks to produce a study on effective methods to stimulate the formation of critical readers and encourage a taste for pleasure reading in basic education, arguing about the possible conclusions reached, their notes and the future need for a research project. It also highlights the importance of dramatization for teaching literature, pointing out the relevance of the research, its objectives, methodology and the benefits it can bring to the educational area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectDramatizaçãopt_BR
dc.subjectObras literáriaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectStagingpt_BR
dc.subjectDramatizationpt_BR
dc.subjectLiterary workspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleA encenação e a dramatização como prática pedagógica no ensino de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Caetano, Virgínia Barbosa Lucena-
dc.contributor.referee3Ogawa, Milena Rosa Araújo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente traz para o debate a encenação (dramatização) de obras literárias como uma das abordagens possíveis para o Ensino de Literatura na educação básica, e chama atenção para a necessidade de se repensar a abordagem convencional de Ensino de Literatura diante dos problemas da educação atual. Tem por objetivo investigar se a dramatização de obras pode contribuir para a renovação do Ensino de Literatura, melhorando a compreensão textual e o gosto pela leitura. Em momentos distintos a investigação procura fazer um percurso por algumas das reflexões apresentadas pelos pensadores brasileiros sobre a língua materna educada, sobretudo a partir das décadas de 1970 e 1980, e visita algumas reflexões e propostas didáticas atuais. Trata-se de uma pesquisa de cunho básico e de natureza exploratória através do método de pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo a análise de autores nacionais e estrangeiros, bem como de documentos normativos da Educação Básica, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desta maneira, esse trabalho busca produzir um estudo sobre métodos eficazes para estimular a formação de leitores críticos e fomentar o gosto pela leitura de deleite na Educação Básica, argumentando sobre as possíveis conclusões alcançadas, seus apontamentos e a futura necessidade de um projeto de pesquisa. Ressalta ainda a importância da dramatização para o Ensino de Literatura, apontando a relevância da pesquisa, seus objetivos, metodologia e quais os benefícios que poderá trazer para a área educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GERSON LESSA TADAKUMA.pdfGerson Lessa Tadakuma 2024526.87 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???