???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9466
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gamalho, Nola Patrícia | - |
dc.creator | Ceccon, Ivete Bettim do Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T21:26:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30 | - |
dc.date.available | 2024-08-01T21:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.citation | CECCON, Ivete Bettim do Amaral. O perfil dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA): um estudo sobre o programa no Instituto Estadual Arneldo Matter, São Borja/RS. 2024. 57 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9466 | - |
dc.description.abstract | This course completion work has as its theme Youth and Adult Education (EJA) at the Arneldo Matter State Institute, a public school located in the outskirts of the city of São Borja (RS). EJA is a teaching modality that aims to reach a part of the population that did not complete their studies within the expected time. The analysis proposed in this work aims to identify the social and economic profile of students, seeking to answer the question: what is the profile of EJA students at the Arneldo Matter State Institute? To this end, a bibliographic survey was carried out on the process of formation of EJA in Brazil; identifying the students' profile and motivations for using this modality to complete basic education. The bibliographic review identified some transformations and legislation in Brazilian education from the empire to the constituent era. The study methodology is based on the quantitative and qualitative survey of information about the profile and motivation to join EJA. Finally, it was possible to identify that the profile of students is diverse in terms of age, but corresponds to the low-income population. It was also possible to understand some motivations and difficulties encountered in this teaching modality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Status social | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Education and the state | pt_BR |
dc.title | O perfil dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA): um estudo sobre o programa no Instituto Estadual Arneldo Matter, São Borja/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4672432445245125 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paniágua, Edson Romário Monteiro | - |
dc.contributor.referee2 | Colvero, Ronaldo Bernardino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3017947075069963 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7079815998550043 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão do curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Instituto Estadual Arneldo Matter, escola pública localizada em bairro de periferia da cidade de São Borja (RS). EJA é uma modalidade de ensino que objetiva abarcar uma parte da população que não concluiu os seus estudos no tempo previsto. A análise proposta neste trabalho visa identificar o perfil social e econômico dos alunos, buscando responder à pergunta: qual o perfil dos estudantes da EJA no Instituto Estadual Arneldo Matter? Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico sobre o processo de formação da EJA no Brasil; a identificação do perfil dos estudantes e as motivações para fazer uso dessa modalidade para completar a educação básica. A revisão bibliográfica identificou algumas transformações e legislações da educação brasileira desde o império até a constituinte. A metodologia do estudo tem como base o levantamento quantitativo e qualitativo de informações acerca do perfil e motivação para ingressar na EJA. Por fim, foi possível identificar que o perfil dos alunos é diverso em termos etários, mas que corresponde a população de baixa renda. Também foi possível compreender algumas motivações e dificuldades encontradas nessa modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Humanas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Ivete Bettim do Amaral Ceccon 2024.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???