???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9466
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorCeccon, Ivete Bettim do Amaral-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:26:57Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-08-01T21:26:57Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.citationCECCON, Ivete Bettim do Amaral. O perfil dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA): um estudo sobre o programa no Instituto Estadual Arneldo Matter, São Borja/RS. 2024. 57 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9466-
dc.description.abstractThis course completion work has as its theme Youth and Adult Education (EJA) at the Arneldo Matter State Institute, a public school located in the outskirts of the city of São Borja (RS). EJA is a teaching modality that aims to reach a part of the population that did not complete their studies within the expected time. The analysis proposed in this work aims to identify the social and economic profile of students, seeking to answer the question: what is the profile of EJA students at the Arneldo Matter State Institute? To this end, a bibliographic survey was carried out on the process of formation of EJA in Brazil; identifying the students' profile and motivations for using this modality to complete basic education. The bibliographic review identified some transformations and legislation in Brazilian education from the empire to the constituent era. The study methodology is based on the quantitative and qualitative survey of information about the profile and motivation to join EJA. Finally, it was possible to identify that the profile of students is diverse in terms of age, but corresponds to the low-income population. It was also possible to understand some motivations and difficulties encountered in this teaching modality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstudantes de educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectStatus socialpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEducation and the statept_BR
dc.titleO perfil dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA): um estudo sobre o programa no Instituto Estadual Arneldo Matter, São Borja/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee2Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão do curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Instituto Estadual Arneldo Matter, escola pública localizada em bairro de periferia da cidade de São Borja (RS). EJA é uma modalidade de ensino que objetiva abarcar uma parte da população que não concluiu os seus estudos no tempo previsto. A análise proposta neste trabalho visa identificar o perfil social e econômico dos alunos, buscando responder à pergunta: qual o perfil dos estudantes da EJA no Instituto Estadual Arneldo Matter? Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico sobre o processo de formação da EJA no Brasil; a identificação do perfil dos estudantes e as motivações para fazer uso dessa modalidade para completar a educação básica. A revisão bibliográfica identificou algumas transformações e legislações da educação brasileira desde o império até a constituinte. A metodologia do estudo tem como base o levantamento quantitativo e qualitativo de informações acerca do perfil e motivação para ingressar na EJA. Por fim, foi possível identificar que o perfil dos alunos é diverso em termos etários, mas que corresponde a população de baixa renda. Também foi possível compreender algumas motivações e dificuldades encontradas nessa modalidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ivete Bettim do Amaral Ceccon 2024.pdf1.17 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???