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dc.contributor.advisor1Salbego, Juliana Zanini-
dc.creatorGomes, Lucas de Almeida-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:26:10Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-08-01T21:26:10Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationGOMES, Lucas de Almeida. Expressões marcárias e sustentabilidade no período pandêmico: um estudo sobre a identidade de marca da Osklen no Instagram. 2024. 132 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9464-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to bring reflections on sustainability in the fashion universe, with a specific focus on communication that takes place through digital platforms. Therefore, the objective of this research is to analyze Osklen's brand expressions on Instagram and their relationship with sustainability at the beginning of the 2020 coronavirus pandemic crisis. To compose basic knowledge regarding social responsibility, conscious consumption and sustainability in the fashion universe, we used the main concepts of Boff (2012), Zenone (2006), Ashley (2005) Samara and Morsch (2006), Carvalhal (2016) and Desirée (2019). The object of this study, presented as the clothing brand Osklen, through content published on Instagram @osklen, the brand's most relevant profile, is essential as a study agent for this work, being the main source of analysis. In this vein, we propose discussions and theoretical relationships, from authors who have already developed knowledge about recurring themes in research, such as the approaches of Costa (2011), Dias (2014), Perez (2016), Wheeler (2008) and Khauaja and Prado (2008) with perspectives on brand, brand image and identity; as well as understanding brands and habits during the pandemic period, based on Kotler (2021) and Alcoforado (2020). As a methodological path, we work with the perspective of bibliographic research by Gil (2008) and content analysis by Bardin (2016), with bibliographic support combined with methodology, it is possible to understand Osklen's trademark expressions through inferences and interpretations of posts published on its Instagram profile. As part of the results, taking into account the study corpus, the guiding concepts and the analysis method, it is possible to understand that Osklen has a strong alignment between its discourse and its sustainability practices. The brand frequently highlights topics such as environmental responsibility, ethics in the production of its products, use of certified raw materials, awareness and appreciation of all the impacts that the fashion sector causes on the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumidores – Atitudespt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectOsklenpt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleExpressões marcárias e sustentabilidade no período pandêmico: um estudo sobre a identidade de marca da Osklen no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954839720284757pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee2Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito trazer reflexões acerca da sustentabilidade no universo da moda, com um recorte específico para a comunicação que acontece a partir das plataformas digitais. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as expressões marcárias da Osklen no Instagram e sua relação com a sustentabilidade no início da crise pandêmica do coronavírus de 2020. Para compor os conhecimentos básicos a respeito da responsabilidade social, do consumo consciente e da sustentabilidade no universo da moda, utilizamos os conceitos principais de Boff (2012), Zenone (2006), Ashley (2005) Samara e Morsch (2006), Carvalhal (2016) e Desirée (2019). O objeto de estudo, apresentado como a marca de vestuário Osklen, através dos conteúdos publicados no Instagram “@osklen”, perfil de maior relevância da marca, é fundamental como agente de estudo para este trabalho, sendo a principal fonte de análise. Neste viés, propomos discussões e relações teóricas, de autores que já elaboraram conhecimentos sobre os temas recorrentes na pesquisa, como as abordagens de Costa (2011), Dias (2014), Perez (2016), Wheeler (2008) e Khauaja e Prado (2008) com as perspectivas sobre marca, imagem e identidade de marca; como também o entendimento sobre as marcas e hábitos durante o período pandêmico, com base em Kotler (2021) e Alcoforado (2020). Como caminho metodológico, trabalhamos com a perspectiva da pesquisa bibliográfica por Gil (2008) e a análise de conteúdo por Bardin (2016), com o amparo bibliográfico aliado à metodologia é possível compreender as expressões marcárias da Osklen através das inferências e interpretações por meio dos posts publicados em seu perfil no Instagram. Como parte dos resultados, levando em consideração o corpus de estudo, os conceitos norteadores e o método de análise, é possível compreender que a Osklen possui um forte alinhamento entre seu discurso e suas práticas de sustentabilidade. A marca destaca frequentemente temas como responsabilidade ambiental, ética na produção de seus produtos, uso de matérias-primas certificadas, conscientização e valorização de todos os impactos que o setor da moda causa ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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