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dc.contributor.advisor1 | Milani, Alisson Simonetti | - |
dc.creator | Kirinus, Diego Armando | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T21:15:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T21:15:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
dc.identifier.citation | KIRINUS, Diego Armando. Uso de tecnologia BIM para o detalhamento de estruturas: um estudo de caso. 56 p. 2024. Orientador: Alisson Simonetti Milani. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9451 | - |
dc.description.abstract | Located in the West Border region of Rio Grande do Sul, the municipality of Alegrete, whose economy is predominantly agricultural, faces challenges arising from the intense traffic of large vehicles associated with an outdated and deficient road infrastructure, specifically on Daltro Filho street, site of the project case study. The street uses a bridge for the passage on rails, without shoulder, raising the risk for pedestrians, cyclists and vehicles, affecting the quality of life of residents. To enable an effective solution that reconciles pedestrian circulation and vehicular flow, it is proposed the implementation of a metal walkway next to the bridge, facilitating pedestrian movement.In order to optimize the project, ensuring efficiency and precision in detailing, BIM technology is adopted, represented by the Tekla Structures program. This ensures a design aligned with the model established by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), reinforcing the commitment to safety, functionality and regulatory compliance of this crucial element of urban infrastructure. The purpose of this study is to demonstrate the advantages, difficulties and steps to be performed by using the concept BIM (Building Information Modeling), which offers an integrated approach to planning, design, construction and management of works, beyond its ability to create 3D models and present information in an agile way. It was elaborated a step by step for the creation and insertion of elements and the creation of the walkway in a virtual way, concluding that the software presents a very effective and simplified showing the amount of materials when using element families, connections and presentation to customer on mobile device. It is emphasized only one difficulty found in the realization of new models of connections and in the creation of documentation as planks, much influenced by the limited amount of material available for aid, which initially hinders but can be bypassed with the advancement of knowledge about the software. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Estruturas metálicas | pt_BR |
dc.subject | Passarela para pedestres | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Metal Structures | pt_BR |
dc.subject | Pedestrian Walkway | pt_BR |
dc.title | Uso de tecnologia BIM para o detalhamento de estruturas: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Situado na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o município de Alegrete, cuja economia é predominantemente agropecuária, enfrenta desafios decorrentes do intenso tráfego de veículos de grande porte associado a uma infraestrutura viária antiquada e deficitária, especificamente na rua Daltro Filho, local do estudo de caso do projeto. A rua utiliza uma ponte para a passagem sobre trilhos, sem acostamento, elevando o risco para pedestres, ciclistas e veículos, afetando a qualidade de vida dos moradores. Para viabilizar uma solução eficaz que concilie a circulação de pedestres e o fluxo veicular, propõe-se a implementação de uma passarela metálica ao lado da ponte, facilitando a movimentação de pedestres.Com a finalidade de otimizar o projeto, garantindo eficiência e precisão nos detalhamentos, adota-se a tecnologia BIM, representada pelo programa Tekla Structures. Dessa forma, assegura-se uma concepção alinhada ao modelo estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reforçando o compromisso com a segurança, funcionalidade e conformidade normativa deste crucial elemento de infraestrutura urbana. O propósito deste estudo é demonstrar as vantagens, dificuldades e os passos a serem executados pelo emprego do conceito BIM (Building Information Modeling), que oferece uma abordagem integrada para o planejamento, projeto, construção e gerenciamento de obras, além de sua capacidade de criar modelos 3D e de apresentar informações de maneira ágil. Elaborou-se um passo a passo para a criação e inserção de elementos e a criação da passarela de maneira virtual, concluindo que o software apresenta uma usabilidade muito eficaz e simplificada, facilitando os passos, apresentando a quantidade de materiais quando utilizadas famílias de elementos, conexões e apresentação para cliente em dispositivo móvel. Ressalta-se apenas uma dificuldade encontrada na realização de novos modelos de ligações e na criação de documentação como pranchas, muito influenciada pela limitada quantidade de material disponível para auxílio, o que dificulta inicialmente, mas pode ser contornado com o avanço de conhecimento sobre o software. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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TCC - Diego Armando Kirinus - 2024.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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