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dc.contributor.advisor1Budny, Jaelson-
dc.creatorSolis, Flavio Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-01T21:12:13Z-
dc.date.available2024-08-01T21:12:13Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationSOLIS, Flavio Oliveira. Retroanálise e avaliação estrutural de um trecho de pavimento asfáltico da rua Bento Martins no município de Uruguaiana - RS. 52 p. 2024. Orientador: Jaelson Budny. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9445-
dc.description.abstractThe movement of vehicles on roads is a significant factor contributing to pavement damage over time. It is a common practice to evaluate these issues by studying the elastic and plastic deformations in the pavement layers. A non- destructive test was conducted to obtain deflectometric deformations using a Benkelman beam on Bento Martins Street, an urban area in Uruguaiana/RS. The renovated section underwent testing from the sub-base layer to the flexible asphalt coating layer. Data on deformations in 26 piles were collected. With the deflection bays of each pile, BackMeDiNa software was used to conduct a retro-analysis test and obtain resilience modulus values. In the sequence, the MeDiNa software dimensioned the pavement structure based on the obtained modulus values. The results provided information on the percentage of the crack area and wheel track sinking thickness. To evaluate the damage caused by traffic flow at the end of the project estimate and to validate the effectiveness of the paving endeavor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentos de concreto asfálticopt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectAsphalt concrete pavementspt_BR
dc.subjectRetro analysispt_BR
dc.titleRetroanálise e avaliação estrutural de um trecho de pavimento asfáltico da rua Bento Martins no município de Uruguaiana – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO fluxo de veículos numa via é o principal causador de danos na pavimentação ao longo do tempo e para avaliar essas patologias, são comumente estudadas as deformações elásticas e plásticas nas camadas do pavimento. Para obtenção de deformações deflectométricas, foi realizado o ensaio não-destrutivo de viga Benkelman na rua Bento Martins, zona urbana da cidade de Uruguaiana/RS, trecho reformado desde a camada de sub-base até a camada de revestimento asfáltico flexível, onde foram coletados dados de deformações em 26 estacas. Com as bacias de deflexão, foi possível realizar a retroanálise por meio do o software BackMeDiNa e obter os módulos de resiliência das camadas. Na sequência, com os valores de módulo auferidos, foi realizado o dimensionamento do pavimento dentro do software MeDiNa, obtendo resultados de porcentagem de área de trinca e espessura de afundamento de trilha de roda, afim de avaliar os danos causados pelo fluxo de tráfego no final da estimativa de projeto, com isso comprovando a eficácia do projeto a partir da análise da pavimentação executada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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TCC - Flavio Oliveira Solis - 2024.pdf3.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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