???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9429
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bunde, Altacir-
dc.creatorRamos, Fernanda Ribeiro Martins-
dc.date.accessioned2024-07-18T20:51:20Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T20:51:20Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationRAMOS, Fernanda Ribeiro Martins. A dinâmica de comercialização de produtos dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) no município de Sant’ana do Livramento-RS. 65 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9429-
dc.description.abstractThe economy is a self-managed work organization format that has solidarity as its principle. It consists of a wide range of practices that aim at new alternatives for inclusion and social development. Solidarity economic enterprises (EES) are one of the practices within the solidarity economy that values fair trade, where the human figure is above the interests of capital. In this context, the objective of this study sought to study the dynamics of marketing products from solidarity economic enterprises (EES) in the municipality of Santana do Livramento-RS. Specifically, we sought to: describe the origin and development of the solidarity economy in Santana do Livramento-RS; identify the different forms and dynamics of commercialization of products from the EES in Santana do Livramento-RS and point out the potentialities and obstacles found in access to the market by the EES in Santana do Livramento RS. Methodologically, the research is characterized as a qualitative approach using the inductive method. A case study was carried out through interviews with members of the EES, observations of marketing dynamics, document analysis, literature review, and search for sources and data with information about the case. As a result, it is identified that the predominant marketing dynamic is direct sales to consumers, whether at the Solidarity Economy house, through participation in fairs and events or direct sales to consumers, a process that highlights the characteristics present in the forms in fair trade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectComércio justopt_BR
dc.subjectEmpreendimentos Econômicos Solidáriospt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectFair tradept_BR
dc.subjectSolidarity Economic Enterprisespt_BR
dc.titleA dinâmica de comercialização de produtos dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) no município de Sant’ana do Livramento-RSpt_BR
dc.title.alternativeThe dynamics of marketing products from Solidarity Economic Enterprises (EES) in the municipality of Sant’ana do Livramento-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Troian, Alessandra-
dc.contributor.referee2Larruscaim, Igor de Menezes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA economia solidária é um formato de organização de trabalho autogestionário que tem como princípio a solidariedade. Consiste em uma ampla gama de práticas que visam novas alternativas para inclusão e desenvolvimento social. Os empreendimentos econômicos solidários (EES) são uma das práticas dentro da economia solidária que preza pelo comércio justo, onde a figura humana está acima dos interesses do capital. Neste contexto, o objetivo do presente estudo buscou estudar a dinâmica de comercialização de produtos dos empreendimentos econômicos solidários (EES) no município de Santana do Livramento-RS. Em específico, buscou-se: descrever a origem e desenvolvimento da economia solidária em Santana do Livramento-RS; identificar as diferentes formas e a dinâmica de comercialização de produtos oriundos dos EES em Santana do Livramento - RS e apontar as potencialidades e entraves encontrados no acesso ao mercado pelos EES em Santana do Livramento-RS. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa utilizando o método indutivo. Foi realizado um estudo de caso elaborado por meio de entrevistas com os membros dos EES, observações da dinâmica de comercialização, análise de documentos, revisão da literatura, e busca de fontes e dados com informações sobre o caso. Como resultado, identifica-se que a dinâmica de comercialização que predomina é a venda direta ao consumidor, seja na Casa da Economia Solidária, por meio de participação em feiras e eventos ou venda direta aos consumidores, um processo que evidencia as características presente nas formas no comércio justo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Econômicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
1701570342_Fernanda_R_Martins_Ramos.pdf2.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???