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dc.contributor.advisor1Friedrich, Leandro Ferreira-
dc.creatorMello, Klaus Silva de-
dc.date.accessioned2024-07-18T20:48:24Z-
dc.date.available2024-07-18T20:48:24Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationMELLO, Klaus Silva. Simulação da fadiga em materiais utilizando a peridinâmica. Orientador: Leandro Ferreira Friedrich. 2024. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9428-
dc.description.abstractSince the 19th century, structures composed of metallic materials have faced technical challenges resulting from fatigue failures, emerging as one of the main concerns in the aeronautical sector. In this context, structural components often encounter repeated loads, resulting in microscopic damage. However, fatigue is not restricted only to metals and metallic alloys, it can also occur in rocks and concrete, categorized as quasi brittle materials. Unlike metallic components, there is a notable lack of studies dedicated to fatigue in this context. Thus, this research focuses on the application of peridynamics as a tool to simulate the phenomenon of fatigue in quasi brittle materials. Given this scenario, the study presents a theoretical basis that encompasses the fundamental categories of material failures, the phenomenon of fatigue, the principles of the Paris Law and the foundations of peridynamics. The final objective is to evaluate the feasibility of a peridynamic model capable of incorporating the effects of cyclic loads, estimating the useful life under fatigue conditions for materials with quasi brittle characteristics and determining the parameters relevant to the Paris Law. This research aims to fill a gap in the understanding of fatigue in quasi brittle materials, thus seeking to contribute to the development of efficient strategies for analyzing and preventing failures in these materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectPeridinâmicapt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectFatiguept_BR
dc.subjectPerydinamicspt_BR
dc.titleSimulação da fadiga em materiais utilizando a peridinâmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoDesde o século XIX, as estruturas compostas por materiais metálicos têm enfrentado desafios técnicos decorrentes de falhas por fadiga, emergindo como uma das principais preocupações no setor aeronáutico. Neste contexto, os componentes estruturais frequentemente se deparam com cargas repetidas, resultando em danos microscópicos. Contudo, a fadiga não se restringe apenas aos metais e ligas metálicas, podendo manifestar-se também em rochas e concretos, categorizados como materiais quase frágeis. Ao contrário dos componentes metálicos, observa-se uma notável escassez de estudos dedicados à fadiga nesse contexto. Assim, esta pesquisa se concentra na aplicação da peridinâmica como uma ferramenta para simular o fenômeno da fadiga em materiais quase frágeis. Diante desse cenário, o estudo apresenta uma base teórica que engloba as categorias fundamentais de falhas em materiais, o fenômeno da fadiga, os princípios da Lei de Paris e os fundamentos da peridinâmica. O objetivo final é avaliar a viabilidade de um modelo peridinâmico capaz de incorporar os efeitos das cargas cíclicas, estimar a vida útil em condições de fadiga para materiais com características quase frágeis e determinar os parâmetros pertinentes à Lei de Paris. Esta pesquisa visa preencher uma lacuna existente na compreensão da fadiga em materiais quase frágeis, buscando assim contribuir para o desenvolvimento de estratégias eficientes de análise e prevenção de falhas nesses materiais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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