???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9424
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.creatorNunes, Alexandre Tarouco-
dc.date.accessioned2024-07-18T20:39:31Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T20:39:31Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationNUNES, Alexandre Tarouco. Desenvolvimento de mapas táteis para o ensino de geografia: proposta cartográfica para o município de Bagé-RS. 2024. 149f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9424-
dc.description.abstractThis dissertation explores the contributions of Tactile Cartography in Geography education, proposing the development of tactile maps for the Municipality of Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil. The study emphasizes the importance of working with 6th and 8th-grade students, aged 11-13 and 13-15 respectively, to foster a worldview that helps them understand physical space as a result of historical changes over time. Tactile maps emerge as a crucial tool for the inclusion of visually impaired students, enabling them to fully participate in educational activities. The dissertation covers various relevant aspects, from theoretical foundations to challenges and strategies in teaching Geography to students with and without visual impairments. The adopted methodology involved the production of tactile maps of the Hydrography, Geomorphology, and places of Bagé, considering the careful selection of base maps, the generalization of cartographic elements, and the standardization of map elements. Notably, technologies such as 3D printing and laser cutting and engraving were used in the production of these maps, as well as low-tech resources. The research results demonstrated significant spatial learning and understanding among visually impaired students. The dialectical methodology of knowledge construction in the classroom proved effective in promoting autonomous and transformative learning. The proposed objectives were achieved, contributing to the advancement of knowledge in the field of educational accessibility and the inclusion of people with and without visual impairments in the school context. However, there is room for future improvements, especially regarding the legibility and accessibility of tactile materials, always aiming to provide a more inclusive and satisfactory educational experience for all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia tátilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTactile cartographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de mapas táteis para o ensino de geografia: proposta cartográfica para o município de Bagé-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.contributor.referee2Bueno, Miriam Aparecida-
dc.contributor.referee3Bastos, Alessandro Carvalho-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as contribuições da Cartografia Tátil no ensino de Geografia, propondo o desenvolvimento de mapas táteis para o Município de Bagé-RS. O estudo destaca a importância de trabalhar com alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, faixa etária de 11 a 13 anos e 13 a 15 anos, respectivamente, para construir uma leitura de mundo que os ajude a compreender o espaço físico como resultado de alterações históricas ao longo do tempo. Os mapas táteis emergem como uma ferramenta crucial para a inclusão de alunos com deficiência visual, permitindo que participem plenamente das atividades educativas. A dissertação abordou diversos aspectos relevantes, desde os fundamentos teóricos até os desafios e estratégias no ensino de Geografia para alunos sem e com deficiência visual. A metodologia adotada envolveu a produção de mapas táteis da Hidrografia, Geomorfologia e dos lugares de Bagé-RS, considerando a seleção cuidadosa dos mapas base, a generalização dos elementos cartográficos e a padronização dos elementos dos mapas. Vale ressaltar que, tecnologias como a impressão 3D e o corte e gravação a laser foram utilizadas na produção desses mapas, bem como recursos de baixa tecnologia. Os resultados da pesquisa demonstraram uma aprendizagem e compreensão espacial significativa entre os alunos com deficiência visual. A metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula revelou-se eficaz na promoção de uma aprendizagem autônoma e transformadora. Os objetivos propostos foram alcançados, contribuindo para o avanço do conhecimento no campo da acessibilidade educacional e para a inclusão de pessoas sem e com deficiência visual no contexto escolar. No entanto, há espaço para primoramentos futuros, especialmente no que diz respeito à legibilidade e acessibilidade dos materiais táteis, visando sempre proporcionar uma experiência educacional mais inclusiva e satisfatória para todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Alexandre Nunes 2024.pdf15.56 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???