???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9403
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cunha, Álvaro Luís Ávila da-
dc.creatorVieira, Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:18:52Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-07-17T19:18:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVIEIRA, Larissa da Silva . A contribuição de atividades dirigidas para o desenvolvimento da psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9403-
dc.description.abstractThe psychomotricity and the activities directed together contribute to a better motor and cognitive structure of the students. Thus, the aim of the present study was to report the contribution of activities aimed at psychomotor development in the early years of elementary school. To this end, a study of the type of Experience Report was developed, based on the experiences of an academic from the Physical Education Degree course on the psychomotricity teaching process in the early years of Elementary School during the classes Supervised Curricular Internship II classes. The study participants were 20 students in the first year of elementary school at a public school in the state network of Uruguaiana/RS. Data were collected through participant observation, with records in a field diary and through photographic and video recordings of the activities carried out. The study identified that students' psychomotor aspects were developed through playfulness, they learn to identify body parts, become aware of their bodies, their peers and the environment that surrounds them, developing different functions of the human body, as well as working the right, left, front, back, side, top, bottom, among others. Together, the importance of developing psychomotor skills since childhood was also observed, as it has direct implications on student performance at the beginning of Elementary School. In this way, the reported experiences begin to provide subsidies that help in the professional performance of other teachers, being aware of the importance of developing psychomotricity in students in this age group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectDirected Activitiespt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAtividades Dirigidaspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA contribuição de atividades dirigidas para o desenvolvimento da psicomotricidade nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of directed activities to development psychomotricity in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078651202220751pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280027528821559pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Engers, Patrícia Becker-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6955452821478330pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA psicomotricidade e as atividades dirigidas em conjunto contribuem para uma melhor estrutura motora e cognitiva dos alunos. Assim, o objetivo do presente estudo foi relatar a contribuição das atividades dirigidas voltadas ao desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, foi desenvolvido um estudo do tipo Relato de Experiência, a partir das vivências de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física sobre o processo de ensino da psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante as aulas de Estágio Curricular Supervisionado II. Os participantes do estudo foram 20 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Uruguaiana/RS. Os dados foram coletados por meio de observação participante, com registros em diário de campo e por registros fotográficos e de vídeo das atividades realizadas. O estudo identificou que através da ludicidade se desenvolveu os aspectos psicomotores nos estudantes, estes aprendem a identificar as partes do corpo, tomar consciência corporal, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca, desenvolvendo diferentes funções do corpo humano, bem como, trabalha o domínio de direita, esquerda, frente, atrás, lado, alto, baixo, entre outros. Juntamente, também foi observada a importância do desenvolvimento de habilidades psicomotoras desde a infância, pois tem implicações diretas no desempenho dos alunos no início do Ensino Fundamental. Desta forma, as experiências relatadas passam a fornecer subsídios que auxiliam na atuação profissional de outros professores, tendo ciência da importância de desenvolver a psicomotricidade nos estudantes nessa faixa etária.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LARISSA DA SILVA VIEIRA.pdf674.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???