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dc.contributor.advisor1Stein, Fernanda-
dc.creatorSanchez, Mariza de Fátima dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:14:24Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-07-17T19:14:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANCHEZ, Mariza de Fátima dos Santos. Projeto social de padel e suas contribuições na vida de escolares. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9399-
dc.description.abstractThis study is mainly about social sports projects, more specifically, the sport modality of Paddle as a social project. Social projects are those that include solidarity plans and actions to improve aspects of society, usually aimed at children and adolescents in social vulnerability, with emphasis on those associated with sports activities. In the context of this research, the sport modality of Paddle is on focus, inserted in a social project developed in the southern border of the country, on the border with Argentina. In this sense, the objective of this research was to investigate the development of a paddle social project for schoolchildren and its contributions in their lives. The present research is located in the domains of the qualitative approach and, in relation to the objectives, it can be classified as exploratory. The target audience were 35 children from a state elementary school, aged between 10 and 12 years old. Data collection was carried out through participant observations, recorded through a field diary and semi-structured interviews. For data analysis, content analysis was performed. As a result, it was observed that one of the main contributions of the “Citizen Paddle” project is the possibility of developing social relationships and the issue of friendship bonds, as well as making students feel part of the sports environment. So, they can play the game and learn the Paddle modality based on specific skills. It is concluded that the project democratizes the access of public-school students. It allows the appropriation of knowledge about the sport and promotes the sport in future events.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsporte de Raquetept_BR
dc.subjectProjeto Socialpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectRacket Sportpt_BR
dc.subjectSocial Projectpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleProjeto social de padel e suas contribuições na vida de escolarespt_BR
dc.title.alternativePadel social project and its contributions in the life of school peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335071518834314pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4580551761804943pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ilha, Phillip Vilanova-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390762757228334pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema projetos sociais esportivos, mais especificamente, um projeto social de Pádel. Projetos sociais são aqueles que abarcam planos e ações solidárias para melhorarem aspectos de uma sociedade, normalmente voltados a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ganhando destaque aqueles associados às atividades esportivas. No contexto desta pesquisa, destaca-se a modalidade esportiva de Pádel, inserida em um projeto social desenvolvido na fronteira sul do país, divisa com a Argentina. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento de um projeto social de Pádel para escolares e suas contribuições na vida deles. A presente pesquisa situa-se nos domínios da abordagem qualitativa e, em relação aos objetivos, classificada como exploratória. O público alvo foram 35 crianças de uma escola estadual de ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, registradas através de diário de campo e de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que uma das principais contribuições do projeto Pádel Cidadão é a possibilidade de desenvolver relações sociais e a questão dos vínculos de amizade, assim como fazer com que os escolares se sintam parte do ambiente esportivo para que pratiquem o jogo e aprendam a modalidade pádel a partir de habilidades específicas. Conclui-se que o projeto democratiza o acesso de alunos de escolas públicas e permite a apropriação do conhecimento sobre o esporte.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

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