???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9389
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorKosbi , Juliana Iglécias-
dc.date.accessioned2024-07-16T17:53:36Z-
dc.date.available2024-07-16-
dc.date.available2024-07-16T17:53:36Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.citationKOSBI, Juliana Iglécias. Por um ensino de língua portuguesa contextualizado e significativo: contribuições da experiência de aprendizagem mediada. 38p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9389-
dc.description.abstractThe goal of this qualitative research is to present a reflection on Portuguese language teaching practices, with the aim of understanding and discussing, based on a bibliographical review, teaching methodologies that can contribute to a process of building significant and contextualized knowledge in the school environment. To this end, we took as a theoretical contribution the National Common Curricular Base (BNCC), which is a normative document that establishes competencies and skills, in dialogue with Antunes (2003) who defends the need for a pedagogical proposal that breaks with traditional paradigms, of so that there is a contextualized encounter between language teaching and grammar teaching. Joining the aforementioned authors, we will introduce the reader to the Theory of Mediated Learning Experience - EAM - by Reuven Feuerstein (1994), which deals with the importance of the individual and how much he is influenced and motivated by the environment in which he is inserted. The reflection based on the theoretical framework presented brings into discussion the importance of the active role of the school and methodologies, but also the role of the teacher in the process of mediating Portuguese language teaching practices. We conclude that the teacher, when well aligned and articulated with official documents and methodological resources, acts as a mediator who not only transmits knowledge, but gives meaning to the content that is being presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectTeoria da Experiência de Aprendizagem Mediadapt_BR
dc.subjectTeaching Portuguese Languagept_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base - BNCCpt_BR
dc.subjectMediated Learning Experience Theorypt_BR
dc.titlePor um ensino de língua portuguesa contextualizado e significativo: contribuições da experiência de aprendizagem mediadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee2Marins, Ida maria Morales-
dc.contributor.referee3Silva, Renata Silveira da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de cunho qualitativo, apresenta uma reflexão sobre as práticas de ensino de Língua Portuguesa, com o intuito de compreender e discutir, a partir de revisão bibliográfica, metodologias de ensino que possam contribuir para um processo de construção de conhecimento significativo e contextualizado no ambiente escolar. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do ano de 2018, que é um documento de caráter normativo que o conjunto de saberes da educação básica, em diálogo com Antunes (2003) que defende a necessidade de uma proposta pedagógica que rompa com paradigmas tradicionais, de forma que haja um encontro contextualizado entre o ensino da língua e o ensino da gramática focado no interacionismo e que vá além disso, abarcando também a análise textual e a interpretação de texto. Unindo-se aos autores supracitados, apresentaremos ao leitor a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM - de Reuven Feuerstein (1994), que trata da importância da interação entre indivíduos e o quanto ele é influenciado e motivado pelo ambiente onde está inserido. A reflexão feita a partir do referencial teórico apresentado não só coloca em discussão a importância do papel ativo da escola e das metodologias, mas também a função do professor no processo de mediação das práticas de ensino de língua portuguesa. Concluímos que o professor, quando bem alinhado e articulado aos documentos oficiais e recursos metodológicos, atua na condição de mediador que não transmite apenas conhecimentos, mas dá sentido ao conteúdo que está sendo apresentado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JULIANA IGLÉCIAS KOSBI.pdfJuliana Iglécias Kosbi 2024754.06 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???