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dc.contributor.advisor1Lara, Simone-
dc.creatorCastro, Carine Jardim de-
dc.date.accessioned2024-06-27T17:04:40Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-06-27T17:04:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCASTRO, Carine Jardim de. Emoções na mochila: a arteterapia como potência criativa para a promoção da saúde mental de estudantes do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Química da Vida) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9341-
dc.description.abstractIt is increasingly perceived in educational practice the necessity for spaces and pedagogical practices that enable education in its integral sense, reaching aspects related to mental health and its possibilities. In this context, the present research aimed to investigate the action of Art Therapy on the mental health of High School students in a state Public School in the city of Alegrete/RS. For this, practices in art therapy were developed, to assist in processes involving the mental health of High School students during their trajectories at this level of education (from entry to completion of this stage). Regarding the research, it has a qualitative approach and, procedurally, an intervention research, according to Art Therapy assumptions. The methodological route included the application of DASS 21 - The Depression, Anxiety, and, Stress Scale, which indicated the class participating in the interventions in Art Therapy. From the intervention of Art Therapy, qualitative data was conveyed through students' records in emotion notebooks. The emotions notebook records were analyzed using Bardin's content analysis in the first year. The analysis categorized the emotions into specific stages to evaluate the quality of interpersonal, intrapersonal, and in-school environment relations. In the second and third years of the study, the data were analyzed using a free reporting instrument, sense's versions. The results of this research revealed that the proposal of interventions in Art Therapy in the school context contributes to the processes of emotional self-regulation. In addition, the need for welcoming spaces, to listen, and dialogue that promote mental health, was evidenced. In summary, the results of the thesis revealed that the development of the workshop, considering elements of Art Therapy, allowed a more attentive look at the students' emotions and made evident the importance of spaces to listen and dialogue in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArteterapiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectArt Therapypt_BR
dc.titleEmoções na mochila: a arteterapia como potência criativa para a promoção da saúde mental de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeEmotions in the backpack: art therapy as a creative power to promote the mental health of high school studentspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5653410918377087pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130937270549081pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoPercebe-se cada vez mais na prática educacional a necessidade de espaços e práticas pedagógicas que viabilizem a educação em seu sentido integral, abrangendo aspectos relacionados à saúde mental. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a influência de vivências em Arteterapia sobre a saúde mental de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública estadual da cidade de Alegrete/RS. Para isso, foram elaboradas práticas em Arteterapia, com vistas a incidir em processos que envolvem a saúde mental de estudantes do Ensino Médio, durante suas trajetórias neste nível de ensino (do ingresso à conclusão desta etapa). No que se refere à pesquisa, trata-se de abordagem qualitativa e procedimentalmente uma pesquisa-intervenção, segundo pressupostos da Arteterapia. O percurso metodológico contemplou a aplicação da escala EADs 21 - escalas de estresse, ansiedade e depressão, que conduziu à indicação da turma, a qual participou das intervenções em Arteterapia. Os dados qualitativos foram expressos por meio de registros dos/das estudantes em Cadernos de Emoções, a partir da intervenção em Arteterapia. Estes registros foram analisados no primeiro ano através da Análise de Conteúdo de Bardin, agrupadas em categorias específicas para cada etapa, a fim de expressar a qualidade das relações intrapessoais, interpessoais e com o ambiente escolar. Já no segundo e terceiro anos deste estudo, os dados foram analisados através de instrumento de livre relato. Os resultados desta pesquisa revelaram que intervenções em Arteterapia no contexto escolar, contribuem para processos de autorregulação emocional e permitem um olhar mais atento às emoções dos estudantes. Além disso, evidenciou-se a necessidade de espaços de acolhimento, escuta e diálogo na promoção da saúde mental dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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