???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9304
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.creatorCassiano, Marina Moreira-
dc.date.accessioned2024-06-12T18:40:24Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2024-06-12T18:40:24Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationCASSIANO, Marina Moreira. Avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza: uma experiência com o portfólio no Ensino Médio. 2023. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9304-
dc.description.abstractWith the intention of discussing the topic of learning assessment, specifically the portfolio as a formative assessment tool, justified by the experience as a teacher in training, linked to the inclusive assessment concept and the diversity of assessment strategies that can be used in favor of building meaningful learning. To this end, we seek to answer what are the theoretical-methodological contributions of assessment mediated by the portfolio in high school? The objective of which is to analyze the experience with the portfolio in the disciplines of Chemistry, Physics and Biology, with a 3rd year high school class at a state school in Dom Pedrito. The subjects are 16 students, aged between 19 and 24, mostly workers. Methodologically it is characterized as a research with a qualitative approach, in relation to the objectives it is descriptive and explanatory and in terms of the procedures a case study. The results were treated by Bardin's (1977) content analysis, collected through the mixed portfolio, guided by the teacher and the questionnaire answered by the students. We realized that the use of the portfolio is feasible in high school and consequent in other levels of education, both as a methodological and evaluative instrument. It is characterized as a possibility of formative assessment, which demonstrates the organization and progress of students at a conceptual level, in addition to respecting autonomy, stimulating creativity and reflective capacity and respecting the individuality of subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectFormative assessmentpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza: uma experiência com o portfólio no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526814592015353pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524665688345631pt_BR
dc.contributor.referee1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee2Maders, Sandra-
dc.contributor.referee3Stoll, Vitor Garcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8592218192423206pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524665688345631pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoCom a intenção de discutir a temática avaliação da aprendizagem, especificamente o portfólio como instrumento avaliativo formativo, justificado na vivência enquanto docente em formação, atrelada à concepção avaliativa inclusiva e a diversidade de estratégias avaliativas que podem ser utilizadas em prol de construção de aprendizagens significativas. Para tal, busca-se responder quais são as contribuições teórico-metodológicas da avaliação mediada pelo portfólio no ensino médio? Cujo objetivo visa analisar a experiência com o portfólio nas disciplinas de Química, Física e Biologia, com uma turma de 3o ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dom Pedrito. Os sujeitos são 16 alunos, com idade entre 19 e 24 anos, em sua maioria trabalhadores. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, em relação aos objetivos é descritiva e explicativa e quanto aos procedimentos um estudo de caso. Os resultados foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin (1977), coletados através do portfólio misto, orientado pelo professor e do questionário respondido pelos estudantes. Percebemos que o uso do portfólio, é viável, no Ensino Médio, e consequente nos demais níveis de ensino, tanto como instrumento metodológico como avaliativo. Caracteriza-se como uma possibilidade de avaliação formativa, que demonstra a organização e o progresso dos estudantes em nível conceitual, além de respeitar a autonomia, estimular a criatividade e a capacidade reflexiva e respeitar as individualidades dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2023 Marina M Cassiano.pdf446.7 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???