???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9279
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira , Cristiano Peres-
dc.creatorDutra, Raphaela Fagundes-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:49:59Z-
dc.date.available2024-06-03T18:49:59Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationDUTRA , Raphaela Fagundes. A Educação Matemática Crítica: compreensões e intencionalidades dos estudantes de uma escola pública de Bagé/RS. 2023. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9279-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the understandings and intentions of students from a peripheral school in the city of Bagé/RS, under the perspective of Critical Mathematics Education (CME). It sought to highlight how students perceive their expectations for the future, what model of school they believe should be built, and whether a mathematics teaching proposal based on learning environments influences students' understanding. The research was conducted with 15 students from a school in the State Network of Rio Grande do Sul, located in the municipality of Bagé. To achieve the objectives, investigations were carried out regarding the backgrounds and foregrounds of the participating students, through a semi-structured interview, in order to identify possible life perspectives in these foregrounds. The research was qualitative and exploratory in nature, conducted through a case study procedure, which used content analysis to theoretically structure the studies involving CME and the foregrounds. The study aimed to understand how students from a peripheral school in Bagé/RS perceive the teaching of mathematics and how this perception is influenced by their life context. Additionally, the research provided an opportunity to investigate and understand students' life perspectives based on the contexts in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola periféricapt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectForegroundspt_BR
dc.subjectPeripheral schoolpt_BR
dc.subjectInvestigationpt_BR
dc.subjectForegroundspt_BR
dc.titleA Educação Matemática Crítica: compreensões e intencionalidades dos estudantes de uma escola pública de Bagé/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee3Pereira, Elizangela Dias-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho que teve como finalidade investigar as compreensões e intencionalidades de estudantes de uma escola periférica na cidade de Bagé/RS, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), buscou evidenciar como os estudantes percebem suas expectativas para o futuro, qual modelo de escola acreditam que deve ser construído e se uma proposta de ensino de matemática baseada nos ambientes de aprendizagem influencia a compreensão dos alunos. A pesquisa foi realizada com 15 estudantes de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, localizada no município de Bagé. Para alcançar os objetivos, foram realizadas investigações acerca dos backgrounds e foregrounds dos estudantes participantes, através de uma entrevista semiestruturada, a fim de identificar possíveis perspectivas de vida nos referidos foregrounds. A pesquisa foi de natureza qualitativa e de cunho exploratório, realizada por meio do procedimento estudo de caso, que utilizou a análise de conteúdo para estruturar teoricamente os estudos envolvendo EMC e os foregrounds. Constatou o estudo compreender como os estudantes de uma escola periférica em Bagé/RS percebem o ensino de matemática e como essa percepção é influenciada por seu contexto de vida. Além disso, a pesquisa proporcionou uma oportunidade de investigar e compreender as perspectivas de vida dos estudantes a partir dos contextos nos quais eles estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Raphaela_Final.pdf1.58 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???