???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9274
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorMartins, Eduardo de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:43:01Z-
dc.date.available2024-06-03T18:43:01Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationMARTINS, Eduardo de Vasconcelos. Modelagem matemática no ensino de funções: aplicação de uma atividade para o ensino de função afim e exponencial . 2022. 45f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9274-
dc.description.abstractIn the educational field, Mathematics teachers are concerned about their students' interest in the subject, which means that different teaching strategies are explored, and Mathematical Modeling is one of them, having as its characteristic the approximation between the students' daily lives and the mathematical language. This work aims to apply an unprecedented class using modeling for teaching linear and exponential functions and to report the author's experience with a 1st grade high school class, in the city of Sobral, in the interior of Ceará. The research methodology is exploratory in nature, the target audience are students in the first year of high school and data collection will be through questionnaires. A bibliographical research is carried out to analyze the different definitions of modeling, its application in the teaching of functions and the proximity with the abilities presented by the Base Nacional Comum Curricular. After analyzing the applied activity and through the results of the questionnaires, it was found that students see mathematics as something unnecessary and out of context, but activities like this can help to improve the vision of mathematics as something connected with reality. It is concluded that Mathematical Modeling is an effective teaching strategy to improve students' interest in mathematics by linking mathematical language with everyday matters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Funçõespt_BR
dc.subjectEnsino Médio.pt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectFunction Teachingpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleModelagem matemática no ensino de funções: aplicação de uma atividade para o ensino de função afim e exponencialpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee3Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNo âmbito educacional, é preocupação dos professores de matemática o interesse dos seus estudantes pela disciplina, o que faz com que diferentes estratégias de ensino sejam exploradas, e a Modelagem Matemática é uma delas, tendo como característica a aproximação entre o cotidiano dos estudantes e a linguagem matemática. Este trabalho tem como objetivo aplicar uma aula inédita fazendo uso da modelagem para o ensino das funções afim e exponencial e comunicar a experiência do autor com uma turma de 1ª série do Ensino Médio, na cidade de Sobral, no interior do Ceará. A metodologia da pesquisa é de caráter exploratório, sendo o público alvo estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e a coleta de dados será por meio de questionários. Faz-se uma pesquisa bibliográfica para analisar as diferentes definições de modelagem, a sua aplicação no ensino de funções e a proximidade com as habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular. Após a análise da atividade aplicada e por meio dos resultados dos questionários, verificou-se que os estudantes interpretam a matemática como algo desnecessário e descontextualizado, mas que atividades como esta podem auxiliar a aprimorar a visão da matemática como algo conectado com a realidade. Conclui-se que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino eficaz para aprimorar o interesse dos estudantes pela matemática, ao vincular a linguagem matemática com assuntos do cotidiano.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_final_EDUARDO_1__1__1_.pdf944.59 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???