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dc.contributor.advisor1Flores, Silvia Amélia Mendonça-
dc.creatorSoares, Vanessa de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-05-03T18:37:23Z-
dc.date.available2024-05-02-
dc.date.available2024-05-03T18:37:23Z-
dc.date.issued2015-01-14-
dc.identifier.citationSOARES, Vanessa de Oliveira. Finanças comportamentais: a educação financeira e o risco. 68 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9191-
dc.description.abstractIn today's world, individuals grow having to deal increasingly with several financial issues, where all the decisions made involve risk characteristics. This makes financial education extremely important, as it allows individuals to make better choices, to avoid being victims of fraud, to better integrate in society and to acquire greater financial well-being in the long term. Therefore, the aim of this study was to analyze, from the perspective of behavioral finance, financial education, awareness and risk behavior of university students in the city of Santana do Livramento. To this end, a survey was conducted, onsisting of 625 respondents to a 31-question questionnaire as collection instrument. The data analysis was conducted through descriptive statistics (mean, median, standard deviation, frequency, percentage and Pearson correlation), scale reliability test (Cronbach’s alpha) hypothesis tests (t test and ANOVA). According to the study, it was revealed that the students surveyed have considerably poor financial education if compared to their levels of schooling. Despite their low levels of financial knowledge, however, students have proven to possess a good level of perception on risk and tend to adopt cautious behaviour when addressing financial affairs. The results also demonstrate that financial education has a positive relation to risk perception and a negative one to financial risk behaviour. It is expected that the results of this paper instigate further studies in the field of behavioural finance, in a way that it contributes to the development of the theme in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPercepção de riscopt_BR
dc.subjectComportamento de riscopt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectBehavioral financept_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectRisk awarenesspt_BR
dc.subjectRisk behaviopt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: a educação financeira e o riscopt_BR
dc.title.alternativeBehavioral finance: financial education and riskpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Scherer, Laura Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Andressa Hennig-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNo mundo contemporâneo, os indivíduos crescem tendo que lidar cada vez mais com diversas questões financeiras, onde todas as decisões que tomam contêm características de risco. Isto faz com que a educação financeira seja de extrema importância, pois com ela os indivíduos tomam decisões mais conscientes, caem menos em fraudes, se integram melhor na sociedade e no longo prazo adquirem um maior bem-estar financeiro. Sendo assim, objetivo principal deste trabalho foi analisar, sob a ótica das finanças comportamentais, a educação financeira, a percepção e o comportamento de risco dos estudantes universitários da cidade de Santana do Livramento. Com este intuito foi realizada uma pesquisa survey, composta por 625 respondentes, em que o instrumento de coleta de dados foi um questionário que contém 31 questões. A análise dos resultados foi realizada com técnicas de estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão, frequência, percentual e correlação de Pearson), teste de confiabilidade das escalas (Alfa de Cronbach) e testes de hipóteses (teste t e ANOVA). De acordo com o estudo realizado, foi possível perceber que os acadêmicos pesquisados possuem uma educação financeira consideravelmente baixa, pelo nível de escolaridade e instrução que possuem. Porém, apesar de possuírem baixo nível de conhecimento sobre assuntos financeiros, demonstraram ter uma boa percepção de risco e comportamentos cautelosos frente ao mesmo. Os resultados encontrados também demonstram que a educação financeira possui uma relação positiva com a percepção de risco e negativa com o comportamento de risco financeiro. Espera-se que os resultados deste trabalho instiguem novos estudos na área das Finanças Comportamentais, corroborando assim, para o desenvolvimento do tema no Brasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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