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dc.contributor.advisor1 | Kelling, Véra Lucia de Vargas de Souza | - |
dc.creator | Garcia , Tânia Aparecida Torbis | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T21:38:59Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17 | - |
dc.date.available | 2024-04-17T21:38:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Tânia Aparecida Torbis. Ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia. 28 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9161 | - |
dc.description.abstract | This article presents a study on the teaching of Portuguese language in times of pandemic, mainly, it reports how public and private teachers in the city of São Sepé taught their classes, how they dealt with the difficulties of online teaching and how they used the tools that the internet has. The aim of this study was to verify, through an interview with Portuguese language teachers, how the mother tongue was taught during social isolation and the way they managed to teach their classes at a distance. The theoretical foundation was based on studies by, among others, Kenski (2012), Antunes (2003), Moran (2015) and Braga (2013). The methodology of this work was developed through a bibliographical research based on studies on the subject, as well as through an exploratory research, whose data was collected through a questionnaire carried out with Portuguese language teachers from the final years of elementary school. It is concluded that the year of twenty-two thousand and twenty one, as well as two thousand and twenty-one, brought many challenges to education, bringing to light the reality of Brazilian schools, with great differences between the working conditions of the public and private network, for both teachers and students. However, it can be said that everyone involved in this process reinvented themselves, so that education continued to fulfill its role in society and, in the same way, Portuguese Language teachers remodeled their practices and the assessment method. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | Ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kelling, Véra Lucia de Vargas de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Lisiane Inchauspe de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo sobre o ensino da Língua Portuguesa em tempos de pandemia, principalmente, relata como os professores da rede pública e privada do município de São Sepé ministraram suas aulas, como lidaram com as dificuldades do ensino online e como utilizaram as ferramentas que a internet dispõe. O objetivo deste estudo foi verificar por intermédio de uma entrevista com professores de Língua Portuguesa, sobre como ocorreu o ensino da língua materna durante o isolamento social e a maneira que conseguiram ministrar suas aulas na modalidade a distância. A fundamentação teórica foi baseada em estudos de, entre outros, Kenski (2012), Antunes (2003), Moran (2015) e Braga (2013). A metodologia deste trabalho foi elaborada por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos sobre o referido tema, do mesmo modo que, por uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados por um questionário realizado com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Conclui-se que o ano de dois mil e vinte, bem como, dois mil e vinte e um trouxe muitos desafios à educação, vindo à tona a realidade das escolas brasileiras, com grandes diferenças entre as condições de trabalho da rede pública e privada, tanto para professores quanto para os estudantes. Porém, pode-se afirmar que todos os envolvidos nesse processo se reinventaram, para que a educação continuasse cumprindo seu papel perante a sociedade e, da mesma forma, os professores de Língua Portuguesa remodelaram suas práticas e o método da avaliação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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TÂNIA APARECIDA TORBIS GARCIA.pdf | Tânia Aparecida Torbis Garcia 2021 | 610.49 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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