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dc.contributor.advisor1Kelling, Véra Lucia de Vargas de Souza-
dc.creatorGarcia , Tânia Aparecida Torbis-
dc.date.accessioned2024-04-17T21:38:59Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T21:38:59Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationGARCIA, Tânia Aparecida Torbis. Ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia. 28 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9161-
dc.description.abstractThis article presents a study on the teaching of Portuguese language in times of pandemic, mainly, it reports how public and private teachers in the city of São Sepé taught their classes, how they dealt with the difficulties of online teaching and how they used the tools that the internet has. The aim of this study was to verify, through an interview with Portuguese language teachers, how the mother tongue was taught during social isolation and the way they managed to teach their classes at a distance. The theoretical foundation was based on studies by, among others, Kenski (2012), Antunes (2003), Moran (2015) and Braga (2013). The methodology of this work was developed through a bibliographical research based on studies on the subject, as well as through an exploratory research, whose data was collected through a questionnaire carried out with Portuguese language teachers from the final years of elementary school. It is concluded that the year of twenty-two thousand and twenty one, as well as two thousand and twenty-one, brought many challenges to education, bringing to light the reality of Brazilian schools, with great differences between the working conditions of the public and private network, for both teachers and students. However, it can be said that everyone involved in this process reinvented themselves, so that education continued to fulfill its role in society and, in the same way, Portuguese Language teachers remodeled their practices and the assessment method.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleEnsino da língua portuguesa em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Kelling, Véra Lucia de Vargas de Souza-
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee3Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo sobre o ensino da Língua Portuguesa em tempos de pandemia, principalmente, relata como os professores da rede pública e privada do município de São Sepé ministraram suas aulas, como lidaram com as dificuldades do ensino online e como utilizaram as ferramentas que a internet dispõe. O objetivo deste estudo foi verificar por intermédio de uma entrevista com professores de Língua Portuguesa, sobre como ocorreu o ensino da língua materna durante o isolamento social e a maneira que conseguiram ministrar suas aulas na modalidade a distância. A fundamentação teórica foi baseada em estudos de, entre outros, Kenski (2012), Antunes (2003), Moran (2015) e Braga (2013). A metodologia deste trabalho foi elaborada por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos sobre o referido tema, do mesmo modo que, por uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados por um questionário realizado com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Conclui-se que o ano de dois mil e vinte, bem como, dois mil e vinte e um trouxe muitos desafios à educação, vindo à tona a realidade das escolas brasileiras, com grandes diferenças entre as condições de trabalho da rede pública e privada, tanto para professores quanto para os estudantes. Porém, pode-se afirmar que todos os envolvidos nesse processo se reinventaram, para que a educação continuasse cumprindo seu papel perante a sociedade e, da mesma forma, os professores de Língua Portuguesa remodelaram suas práticas e o método da avaliação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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