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dc.contributor.advisor1Silva, Andressa Hennig-
dc.creatorAbdalla, Sâmya Samir Ezbe-
dc.date.accessioned2024-04-16T20:12:38Z-
dc.date.available2024-04-16-
dc.date.available2024-04-16T20:12:38Z-
dc.date.issued2023-01-05-
dc.identifier.citationABDALLA, Sâmya Samir Ezbe. Consumo de alimentos halal: um estudo com consumidores muçulmanos residentes na fronteira entre Sant’Ana do Livramento-BR e Rivera-UY. 36p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9149-
dc.description.abstractThe Islamic religion, like any other religion, guides its followers on the conduct that should be followed. Regarding food, Muslims must consume foods considered Halal, which means “lawful”, which consumption is permitted by God. This study aimed to analyze how the consumption behavior of Halal food and/or animal products is characterized by Muslim consumers residing on the border between Sant’Ana do Livramento-BR and Rivera-UY. For this, the narrative research method was used, based on a qualitative approach of an exploratory nature. Data was collected through interviews with 19 Muslim consumers. In addition to preparing a field diary, recording the daily life of the researcher who adopts Halal consumption behavior. The data was analyzed using thematic analysis. Among the main results is the strong influence that the Muslim religion has on the food choices of its followers, mainly in the matter of not consuming pork and alcoholic beverages, along with the influence of the sense of community in this consumption. In relation to the main challenges in consuming Halal food, the following are mentioned: not finding the desired Halal food; the high price of Halal red meat; pay maximum attention to food and pharmaceutical product labels; look for the stamps or SIF number; depend on the acceptance of restaurant owners to bring their own meat to the establishment; risk of contamination of Halal food. Likewise, two types of consumers were identified: those whose level of religiosity is more present and demonstrated that they are more rigorous and cautious in relation to their diet, and those who, in the absence of meat slaughtered within Halal precepts, end up consuming non-Halal meat.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentos halalpt_BR
dc.subjectHalal foodpt_BR
dc.subjectConsumidores muçulmanospt_BR
dc.subjectMuslim consumerspt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectIslampt_BR
dc.subjectAlimentos halalpt_BR
dc.subjectConsumidores musulmanespt_BR
dc.subjectReligiónpt_BR
dc.titleConsumo de alimentos halal: um estudo com consumidores muçulmanos residentes na fronteira entre Sant’Ana do Livramento-BR e Rivera-UYpt_BR
dc.title.alternativeHalal food consumption: a study with Muslim consumers living on the border between Sant’Ana do Livramento-BR and Rivera-UYpt_BR
dc.title.alternativeConsumo de alimentos halal: un estudio con consumidores musulmanes residentes en la frontera entre Sant’Ana do Livramento-BR y Rivera-UYpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID00272172138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizapt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Renato José da-
dc.contributor.referee2Scherer, Laura Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9185123215710779pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147542129499962pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA religião islâmica, como qualquer outra religião, orienta seus seguidores sobre as condutas que devem ser seguidas. Em relação a alimentação, muçulmanos devem consumir alimentos considerados Halal, que significa “lícito”, quais seu consumo é permitido por Deus. Este estudo se propôs analisar como se caracteriza o comportamento de consumo de produtos alimentícios e/ou de origem animal Halal de consumidores muçulmanos residentes na fronteira entre Sant’Ana do Livramento-BR e Rivera-UY. Para isso, empregou-se o método de pesquisa narrativa, a partir da abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram coletados mediante entrevistas com 19 consumidores muçulmanos. Além da elaboração de um diário de campo, registrando o cotidiano da pesquisadora que adota o comportamento de consumo Halal. Os dados foram analisados através da análise temática. Dentre os principais resultados cita-se a forte influência que a religião muçulmana imprime nas escolhas alimentares de seus seguidores, principalmente na questão de não consumir a carne suína e a bebida alcoólica, junto a influência do senso de comunidade neste consumo. Em relação aos principais desafios no consumo de alimentos Halal cita-se: não encontrar o alimento Halal desejado; o preço elevado da carne vermelha Halal; ter o máximo de atenção à rótulos de produtos alimentares e farmacêuticos; buscar os selos ou número de SIF; depender do aceite de proprietários de restaurante para levar sua própria carne ao estabelecimento; risco de contaminação de alimentos Halal. Assim como, identificou-se dois tipos de consumidores: aqueles cujo nível de religiosidade é mais presente e demonstraram serem mais rigorosos e cautelosos em relação à alimentação, e aqueles que na falta da carne abatida dentro dos preceitos Halal, acabam consumindo a carne não Halal.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenLa religión islámica, como cualquier otra religión, guía a sus seguidores sobre la conducta que deben seguir. En cuanto a la alimentación, los musulmanes deben consumir alimentos considerados Halal, que significa “lícitos”, cuyo consumo está permitido por Dios. Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo el comportamiento de consumo de alimentos y/o productos animales Halal se caracteriza por los consumidores musulmanes residentes en la frontera entre Sant’Ana do Livramento-BR y Rivera-UY. Para ello se utilizó el método de investigación narrativa, basado en un enfoque cualitativo de carácter exploratorio. Los datos se recopilaron a través de entrevistas con 19 consumidores musulmanes. Además de elaborar un diario de campo, registrando la vida diaria del investigador que adopta una conducta de consumo Halal. Los datos se analizaron mediante análisis temático. Entre los principales resultados se encuentra la fuerte influencia que tiene la religión musulmana en las elecciones alimentarias de sus seguidores, principalmente en el tema del no consumo de carne de cerdo y bebidas alcohólicas, junto con la influencia del sentido de comunidad en este consumo. En relación a los principales desafíos en el consumo de alimentos Halal, se mencionan los siguientes: no encontrar el alimento Halal deseado; el elevado precio de la carne roja Halal; prestar la máxima atención a las etiquetas de los productos alimentarios y farmacéuticos; busca los sellos o número SIF; depender de la aceptación de los dueños de los restaurantes para llevar su propia carne al establecimiento; Riesgo de contaminación de los alimentos Halal. Asimismo, se identificaron dos tipos de consumidores: aquellos cuyo nivel de religiosidad está más presente y demostrado ser más riguroso y cauteloso en relación con su alimentación, y aquellos que, al no disponer de carne sacrificada dentro de los preceptos Halal, acaban consumiendo carne no Halal.pt_BR
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