???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9123
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kimura, Rafael Kobata-
dc.creatorPereira, Jefferson de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-08T13:22:43Z-
dc.date.available2024-04-08T13:22:43Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jefferson de Oliveira. Astroquímica : a composição química do Universo . 2022. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9123-
dc.description.abstractAstrochemistry is a relatively new multidisciplinary field, being at the interface between Astronomy and Chemistry. This is a science whose premises are the study of chemical phenomena that occur in the universe, focusing its attentionon issues such as origin, formation, abundance and degradation of interstellar molecules. In this sense, by understanding the relevance of this theme, this study sought to relate Astronomy and Astrochemistry with chemistry contents though the use of conceptual maps as an active methodology in teaching. Concept maps were used in the didatic sequence carried out, undestanding that the use of these materials in the classroomhelps and employs several functions in the teaching and learning of students, helping both in the themes of the proposed classes an in the analysis of student learning. In addition, this study sought to identify the presence of Astrochemistry and Astronomy themes in high school chemistry classes in works published in EDEQ and ENEQ, in order to find out what has been discussed about these themes. The literature review carried out revealed that few works were carried out and published, demonstrating that the themes discussed in this study are scarce in the school context. The effectiveness of the didatic sequence carried out through a qualitative / quantitative study was evaluated and it was noticed that relating Astronomy and Astrochemistry with the content of the chemistry subject is effective for the teaching and learning processes and these results were enriched due to the use of concept maps.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAstroquímicapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.subjectAstrochemistrypt_BR
dc.subjectConcept mapspt_BR
dc.titleAstroquímica : a composição química do Universopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elisabete de Ávila da-
dc.contributor.referee1Kimura, Rafael Kobata-
dc.contributor.referee2Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee3Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA astroquímica é um campo multidisciplinar relativamente novo, estando na intergace entre a Astronomia e a química. Essa é uma ciência que tem como premissas estudar os fenômenos químicos que ocorrem no universo, centrando sua atenção com questões como a origem, formação, abunância e degradação de moléculas interestelares. Nesse sentido, por entender a relevância dessa temática, buscou - se nesse estudo, relacionar a Astronomia e a Astroquímica com conteúdos de química através de emprego de mapas conceituais na sequência didática realizada, por entender que o uso desses materiais em sala de aula auxilia e emprega diversas funções no ensino aprendizagem dos estudantes, auxiliando tanto nos temas das aulas propostas quanto na análise de aprendizagem dos estudantes. Para além disso, buscou -se identificar nesse estudo a presença dos temas de Astroquímica e Astronomia nas aulas de química do Ensino médio em trabalhos publicados no EDEQ e ENEQ, a fim de averiguar o que se tem discutido a respeito dessas temáticas. A revisão de literatura realizada, revelou que poucos trabalhos foram realizados e publicados, demonstrando que as temáticas discutidas neste estudo são escassas no contexto escolar. Avaliou - se a eficácia da sequência didática realizada por meio de um estudo qualitativo/ quantitativo e percebeu - se que relacionar a Astronomia e a Astroquímica com conteúdos da disciplina de química é eficaz para os processos de ensino e aprendizagem sendo que esses resultados foram enriquecidos devido ao uso de mapas conceituais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
2022_08_23_TCC_Jefferson.pdf16.88 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???