???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9114
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorCaminha, Jussiara Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-04-02T18:57:00Z-
dc.date.available2024-04-02-
dc.date.available2024-04-02T18:57:00Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationCAMINHA, Jussiara Rodrigues. O bioma pampa como perspectiva de educação ambiental (EA): a experiência do uso do podcast na formação de professores. 86 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9114-
dc.description.abstractThis dissertation stems from a research-intervention conducted at the José Bonifácio High School, municipality of Alegrete, RS. Its objective was to create an informative Podcast that shared educational approaches of the school teachers regarding the perspective of environmental education practices that integrate socio-environmental aspects of the Pampa Biome, considering that all teaching practices should be related to students' daily lives. Guided by the guiding question: How is it possible to identify ways to integrate not only ecological elements but also socio-economic, cultural, and political aspects of the Pampa Biome into the educational practices of your curricular component or field of expertise? The methodology used was pedagogical intervention. The subjects were the teachers of José Bonifácio (Polivalente). The research was based on the Pampa Biome, municipality of Alegrete, in the Center-West of Rio Grande do Sul, where the school is located. Activities were carried out during the School Pedagogical Week. The results reinforce the relevance of integrating Environmental Education with Information and Communication Technologies. The Podcast "Pampean Reflections" integrated as an approach that helped educators connect environmental issues to student learning and reformulate their teaching practice. The study also highlights the need to promote a multidisciplinary approach and raise awareness about the preservation of the Pampa Biome. It is concluded that the importance of combining Environmental Education and ICTs, exploring the potential of Podcast as an educational tool to raise awareness about aspects of the Pampa Biome, thus preparing students and teachers for environmental challenges and sustainable practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectFerramentas de Ensinopt_BR
dc.subjectBioma Pampapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Toolspt_BR
dc.subjectPampa Biomept_BR
dc.subjectEducatorspt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.titleO bioma pampa como perspectiva de educação ambiental (ea): a experiência do uso do podcast na formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Marinho, Julio Cesar Bresolin-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta da pesquisa-intervenção realizada na Escola de Ensino Médio José Bonifácio, município de Alegrete, RS. Teve por objetivo criar um Podcast informativo que compartilhasse abordagens educativas dos professores da escola frente a perspectiva de práticas de Educação ambiental que integrem aspectos socioambientais do Bioma Pampa, considerando que toda a prática docente deve estar relacionada a vida cotidiana dos educandos. Orientada na pergunta norteadora: Como é possível identificar maneiras de integrar não apenas os elementos ecológicos, mas também os aspectos socioeconômicos, culturais e políticos do Bioma Pampa nas práticas educativas do seu componente curricular ou área de atuação? A metodologia utilizada foi do tipo intervenção pedagógica. Os sujeitos foram os professores da José Bonifácio (Polivalente). A pesquisa fundamentou-se no Bioma Pampa, município de Alegrete, Centro-Oeste do Rio Grande do Sul onde a escola está situada. As atividades foram realizadas na Semana Pedagógica da Escola. Os resultados reforçam a relevância da integração da Educação Ambiental com as Tecnologias da Informação e Comunicação. O Podcast "Reflexões Pampeanas” integrou-se como uma abordagem que ajudou os educadores a conectar questões ambientais à aprendizagem dos alunos e a reformular sua prática docente. O estudo também destaca a necessidade de promover uma abordagem multidisciplinar e conscientizar sobre a preservação do Bioma Pampa. Conclui-se a importância de unir a Educação Ambiental e TICs, explorando o potencial do Podcast como uma ferramenta educacional para conscientizar sobre os aspectos do Bioma Pampa, assim preparando alunos e professores para os desafios ambientais e práticas sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JUSSIARA RODRIGUES CAMINHA.pdfJussiara Rodrigues Caminha 20231.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???