???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9114
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.creator | Caminha, Jussiara Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T18:57:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-02 | - |
dc.date.available | 2024-04-02T18:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | CAMINHA, Jussiara Rodrigues. O bioma pampa como perspectiva de educação ambiental (EA): a experiência do uso do podcast na formação de professores. 86 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9114 | - |
dc.description.abstract | This dissertation stems from a research-intervention conducted at the José Bonifácio High School, municipality of Alegrete, RS. Its objective was to create an informative Podcast that shared educational approaches of the school teachers regarding the perspective of environmental education practices that integrate socio-environmental aspects of the Pampa Biome, considering that all teaching practices should be related to students' daily lives. Guided by the guiding question: How is it possible to identify ways to integrate not only ecological elements but also socio-economic, cultural, and political aspects of the Pampa Biome into the educational practices of your curricular component or field of expertise? The methodology used was pedagogical intervention. The subjects were the teachers of José Bonifácio (Polivalente). The research was based on the Pampa Biome, municipality of Alegrete, in the Center-West of Rio Grande do Sul, where the school is located. Activities were carried out during the School Pedagogical Week. The results reinforce the relevance of integrating Environmental Education with Information and Communication Technologies. The Podcast "Pampean Reflections" integrated as an approach that helped educators connect environmental issues to student learning and reformulate their teaching practice. The study also highlights the need to promote a multidisciplinary approach and raise awareness about the preservation of the Pampa Biome. It is concluded that the importance of combining Environmental Education and ICTs, exploring the potential of Podcast as an educational tool to raise awareness about aspects of the Pampa Biome, thus preparing students and teachers for environmental challenges and sustainable practices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Bioma Pampa | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching Tools | pt_BR |
dc.subject | Pampa Biome | pt_BR |
dc.subject | Educators | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.title | O bioma pampa como perspectiva de educação ambiental (ea): a experiência do uso do podcast na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.contributor.referee2 | Hammes, Lúcio Jorge | - |
dc.contributor.referee3 | Marinho, Julio Cesar Bresolin | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação resulta da pesquisa-intervenção realizada na Escola de Ensino Médio José Bonifácio, município de Alegrete, RS. Teve por objetivo criar um Podcast informativo que compartilhasse abordagens educativas dos professores da escola frente a perspectiva de práticas de Educação ambiental que integrem aspectos socioambientais do Bioma Pampa, considerando que toda a prática docente deve estar relacionada a vida cotidiana dos educandos. Orientada na pergunta norteadora: Como é possível identificar maneiras de integrar não apenas os elementos ecológicos, mas também os aspectos socioeconômicos, culturais e políticos do Bioma Pampa nas práticas educativas do seu componente curricular ou área de atuação? A metodologia utilizada foi do tipo intervenção pedagógica. Os sujeitos foram os professores da José Bonifácio (Polivalente). A pesquisa fundamentou-se no Bioma Pampa, município de Alegrete, Centro-Oeste do Rio Grande do Sul onde a escola está situada. As atividades foram realizadas na Semana Pedagógica da Escola. Os resultados reforçam a relevância da integração da Educação Ambiental com as Tecnologias da Informação e Comunicação. O Podcast "Reflexões Pampeanas” integrou-se como uma abordagem que ajudou os educadores a conectar questões ambientais à aprendizagem dos alunos e a reformular sua prática docente. O estudo também destaca a necessidade de promover uma abordagem multidisciplinar e conscientizar sobre a preservação do Bioma Pampa. Conclui-se a importância de unir a Educação Ambiental e TICs, explorando o potencial do Podcast como uma ferramenta educacional para conscientizar sobre os aspectos do Bioma Pampa, assim preparando alunos e professores para os desafios ambientais e práticas sustentáveis. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
JUSSIARA RODRIGUES CAMINHA.pdf | Jussiara Rodrigues Caminha 2023 | 1.29 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???