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dc.contributor.advisor1Farias, Ariane Àvila Neto de-
dc.creatorMartins , Naiara Silva-
dc.date.accessioned2024-03-15T17:24:44Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T17:24:44Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Naiara Silva. A mulher nos contos de fadas: o papel do feminino nas diferentes adaptações do conto “O príncipe sapo” (1812), dos irmãos Grimm. 21 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9076-
dc.description.abstractFairy tales have been part of mankind's culture for hundreds of years, one of the main names to popularize the genre were the Brothers Grimm, who published storybooks with the intention of keeping German folk stories for future generations. Thus, we seek to criticize the female role and reflect on the gender roles present in the fairy tale “The Frog Prince” by the Brothers Grimm and in some of its adaptations, such as the author's short story “The Princess and the Frog” unknown, very commonly found in children's storybooks and also the title of the film adaptation of Wall Dysney, and the short story “Fairy Tale for Modern Women” by Luiz Fernando Veríssimo. We sought to reflect on the construction of the feminine in the original story, as well as on some of its current adaptations. Therefore, it was necessary to analyze how gender patterns are reflected in History and, consequently, in literature; discuss the social roles reserved for women in society, delimited to the historical contexts of the texts analyzed here, and discuss possible breaks with the traditional roles relegated to the female subject in History that are reflected in the literature. This study started from the theoretical contributions of scholars who deal with issues related to gender studies, such as Teresa de Lauretis (1994), as well as researchers who focused on the analysis of the feminine in fairy tales, such as Franciele Mendes (2017).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPapéis de gêneropt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectContos de Fadaspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGender rolespt_BR
dc.subjectFemininept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleA mulher nos contos de fadas: o papel do feminino nas diferentes adaptações do conto “O príncipe sapo” (1812), dos irmãos Grimmpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Ariane Àvila Neto de-
dc.contributor.referee2Pereira, Ânderson Martins-
dc.contributor.referee3Silveira, Lilian Greice dos Santos Ortiz da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoOs contos de fadas fazem parte da cultura da humanidade há centenas de anos. Alguns dos principais nomes a popularizar o esse tipo de contos foram os dos irmãos Grimm, que publicaram seus livros com a intenção de guardar histórias do folclore alemão para as gerações futuras. Assim, buscamos fazer uma crítica ao papel feminino e uma reflexão acerca dos papéis de gênero presentes no conto de fadas “O príncipe sapo” dos irmãos Grimm e em algumas de suas adaptações, como o conto “A Princesa e o Sapo”, de autor desconhecido, muito comumente encontrada em livros de histórias infantis e também título da adaptação cinematográfica da Wall Dysney, e o conto “Conto de Fadas para Mulheres Modernas” de Luiz Fernando Veríssimo. Buscou-se refletir acerca da construção do feminino no conto original, bem como em algumas de suas adaptações na atualidade. Para tanto, se fez necessário analisar o modo como os padrões de gênero refletem-se na História e, consequentemente, na literatura; debater acerca dos papéis sociais reservados às mulheres na sociedade, delimitados aos contextos históricos dos textos aqui analisados, e discutir sobre possíveis rupturas com os tradicionais papéis relegados ao sujeito feminino na História que se refletem na literatura. O presente estudo partiu das contribuições teóricas de estudiosas que tratam sobre questões referentes aos estudos de gênero, como Teresa de Lauretis (1994), bem como por pesquisadores que deteram-se às análises do feminino em contos de fadas, como Franciele Mendes (2017).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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NAIARA SILVA MARTINS.pdfNaiara Silva Martins 2021479.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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