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dc.contributor.advisor1Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.creatorPinto, Laís dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-13T19:20:24Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-03-13T19:20:24Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationPINTO, Laís dos Santos . Gestão socioambiental nas escolas da rede municipal: uma análise frente à agenda ambiental da administração pública (A3P). 1 f. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Unipampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9073-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão socioambientalpt_BR
dc.subjectAgenda ambiental da administração públicapt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestión socioambientalpt_BR
dc.subjectAgenda ambiental de la administración públicapt_BR
dc.subjectPrácticas sustentablespt_BR
dc.subjectSostenibilidadpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.titleGestão socioambiental nas escolas da rede municipal: uma análise frente à agenda ambiental da administração pública (A3P)pt_BR
dc.title.alternativeGestión socioambiental en escuelas municipales: un análisis en relación a la agenda ambiental de la administración pública (A3P)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-
dc.contributor.referee2Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA busca por qualidade de vida para às próximas gerações tornou-se um desafio universal e urgente aos governantes e gestores de instituições, devido às constantes ações do homem na natureza. Diante de tais preocupações, o Ministério do Meio Ambiente desenvolveu a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), cujo objetivo é incentivar práticas sustentáveis e monitorar a utilização de recursos. Nesse sentido, o presente estudo debruçou-se em realizar um diagnóstico da situação atual das escolas da rede municipal em Santana do Livramento/RS para a implantação do Programa A3P. Para isso, utilizou-se da metodologia de natureza quantitativa e abordagem descritiva, adotando como procedimento da coleta uma pesquisa de campo e sendo aplicado um questionário à equipe diretiva das escolas. Os resultados revelam que apesar da maioria das escolas não terem conhecimento dos consumos de água e energia, adotam práticas que evitam o seu desperdício, em contrapartida, monitoram a utilização dos copos descartáveis utilizando-os apenas em festas. Apurou-se também que algumas escolas não estão ligadas à rede de esgoto, pois estão situadas em bairros onde não há saneamento, mas que contam com alternativas para amenizar o problema. Constatou-se ainda que as escolas não têm autonomia para as compras de alimentos e realização de licitações e contratações, pois é um procedimento realizado pela secretaria municipal de educação. Dessa forma, sugere-se adoção da A3P para que se possa acompanhar os resíduos gerados, descarte adequado e adoção de práticas sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenLa búsqueda de calidad de vida para las generaciones futuras se ha convertido en un desafío universal y urgente para los gobiernos y gestores institucionales, debido a la constante acción del hombre en la naturaleza. Ante tales preocupaciones, el Ministerio de Medio Ambiente desarrolló la Agenda Ambiental de la Administración Pública (A3P), cuyo objetivo es fomentar prácticas sustentables y monitorear el uso de los recursos. En este sentido, el presente estudio se centró en realizar un diagnóstico de la situación actual de las escuelas municipales de Santana do Livramento/RS para la implementación del Programa A3P. Para ello se utilizó una metodología cuantitativa y un enfoque descriptivo, adoptando como procedimiento de recolección una investigación de campo y aplicando un cuestionario al equipo directivo de los colegios. Los resultados revelan que si bien la mayoría de las escuelas desconocen el consumo de agua y energía, adoptan prácticas que evitan el desperdicio, por otro lado, monitorean el uso de vasos desechables y solo los utilizan en fiestas. También se encontró que algunas escuelas no están conectadas a la red de alcantarillado, al estar ubicadas en barrios donde no hay saneamiento, pero que cuentan con alternativas para paliar el problema. También se encontró que las escuelas no tienen autonomía para comprar alimentos y realizar licitaciones y contrataciones, ya que este es un trámite que realiza la dirección de educación municipal. Por lo tanto, se sugiere la adopción de A3P para que los residuos generados puedan ser monitoreados, dispuestos adecuadamente y adoptados prácticas sustentables.pt_BR
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