Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9058
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorDias, Indrieli Reis-
dc.date.accessioned2024-03-08T18:53:24Z-
dc.date.available2023-03-07-
dc.date.available2024-03-08T18:53:24Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationDIAS, Indrieli Reis. Formação de leitores literários através da mediação do atendente bibliotecário: clube de leitura na biblioteca escolar. 53 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9058-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss and analyze the formation of literary readers, as well as to present a reading club project through the mediation of the librarian at the school. Thinking about reflecting on the role of the school library and promoting and mediating reading, this project proposes a reading club to be managed by the library attendant. The reading club will cover the works: The Skilled Detective (Henry, 1945), The Portinari Boy (RITER, 2015) and The Baskerville Hound (Doyle, 2003), thus aiming to attract the attention of 8th and 9th grade students elementary school through reading works in the detective novel genre, which involve mysteries and detectives. Furthermore, at the end of this work, I leave educational material available with the aim of helping teachers, attendants and employees to promote reading clubs in the school space. This research is based on bibliographic studies on reading mediation, literary reading, reading circles and school libraries. The development of this research is based on my experience as a librarian assistant and its main theoretical references are the studies by CHINDLER (2012), ROCA (2012), TAVARES (1973), PETIT (2008) and COSSON (2021), my main reference and creator of the reading club model from which I was inspired to develop the proposal Reading Club The Literary Detectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendente bibliotecáriopt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectClube de leiturapt_BR
dc.subjectLibrarian attendantpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectReading clubpt_BR
dc.titleFormação de leitores literários através da mediação do atendente bibliotecário: clube de leitura na biblioteca escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Mariana Fernandes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar a formação de leitores literários, bem como apresentar um projeto de clube de leitura através da mediação do atendente bibliotecário na escola. Pensando na reflexão sobre o papel da biblioteca escolar e no fomento e mediação da leitura, este projeto traz uma proposta de um clube de leitura a ser gerido pelo atendente de biblioteca. O clube de leitura abordará as obras: O hábil detetive (Henry,1945), O menino do Portinari (RITER, 2015) e O Cão de Baskerville (Doyle,2003) visando, assim, atrair a atenção dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental através da leitura das obras do gênero romance policial, que envolvem mistérios e detetives. Além disso, ao final desse trabalho, deixo disponível um material pedagógico com o intuito de auxiliar professores, atendentes e funcionários a promoverem clubes de leitura no espaço escolar. Embasam essa pesquisa os estudos bibliográficos acerca de mediação de leitura, leitura literária, círculos de leitura e biblioteca escolar. O desenvolvimento dessa pesquisa parte da minha experiência como auxiliar bibliotecária e tem como principais referenciais teóricos os estudos de CHINDLER (2012), ROCA (2012), TAVARES (1973), PETIT (2008) e COSSON ( 2021), minha principal referência e criador do modelo de clube de leitura em que me inspirei para elaborar a proposta Clube de leitura Os detetives literários.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC._Indrieli_Dias.pdf37.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.