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dc.contributor.advisor1Schepke, Claudio-
dc.creatorSevero, Deise Dall’Agnol-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:23:06Z-
dc.date.available2024-03-04T19:23:06Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.identifier.citationSEVERO, Deise Dall’Agnol. Belezati: desenvolvimento de um módulo de escaneamento e descrição de ingredientes cosméticos baseado na web utilizando tecnologia OCR via API. Orientador: Claudio Schepke. 2024. 60p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9022-
dc.description.abstractA survey carried out in this work with 254 participants revealed that the high price of a cosmetic product is a determining factor in the participant not purchasing it. But, the participant could change their mind and purchase it upon learning the product benefits can provide. We can conclude that the value of a cosmetic product is not related to its prices to the cost-benefit it provide. In this sense, we designed a way to help consumers make better choices when purchasing cosmetics, no longer choosing based on the product price but preferably based on the benefits it can provide. In this way, we develop a module within the existing web system on the market, called Belezati, to inform consumers about the function of the ingredients contained in the composition of a cosmetic. One way to offer this functionality in a practical way when purchasing a product would be the possibility of scanning the ingredients on the cosmetic packaging and instantly receiving information about the product. For this, we implement two optical character recognition tools available on the market through APIs. The tools chosen were Tesseract and Amazon Textract. After the analysis, we conclude that the Amazon Textract tool has a higher performance than Tesseract, which requires prior image processing to extract the text. Another success factor for extractions is the image resolution, which, the higher it is, the better the sharpness of the characters, making extraction easier by the tools. In addition to perceived performance, during the experiments it became clear that tools that use optical character recognition help people with low vision understand what on cosmetic labels is written, which often contain characters too small to be read by eye.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectAplicações webpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectTesseractpt_BR
dc.subjectAmazon Textractpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSoftware developmentpt_BR
dc.subjectWeb applicationspt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.titleBelezati: desenvolvimento de um módulo de escaneamento e descrição de ingredientes cosméticos baseado na web utilizando tecnologia OCR via APIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Engenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoUm survey realizado neste trabalho com 254 participantes revelou que o preço elevado de um produto cosmético é um fator determinante para o participante não comprá-lo. Mas ao saber os benefícios que este mesmo produto pode proporcionar, o participante poderia mudar de ideia e adquiri-lo. O que podemos concluir é que o valor de um produto cosmético não está relacionado ao seu preço e sim ao seu custo-benefício que o mesmo proporciona. Neste sentido foi pensado numa maneira de auxiliar os consumidores a fazerem melhores escolhas no momento da compra de cosméticos, não mais escolhendo pelo preço do produto e sim pelo benefício que o mesmo pode proporcionar. Desta forma, foi desenvolvido um módulo dentro do sistema web existente no mercado, chamado Belezati, para informar aos consumidores a função dos ingredientes contidos na composição de um cosmético. Um meio para oferecer esta funcionalidade de forma prática no momento da compra de um produto é a possibilidade de escanear os ingredientes da embalagem do cosmético e no mesmo instante receber informações acerca do produto. Para isto, foram implementadas duas ferramentas de reconhecimento óptico de caracteres disponíveis no mercado por meio de APIs. As ferramentas escolhidas foram a Tesseract e a Amazon Textract. Após as análises, foi concluído que a ferramenta Amazon Textract possui uma performance superior ao Tesseract, que necessita de um tratamento prévio na imagem para a extração do texto. Outro fator de sucesso para as extrações é a resolução da imagem que, quanto maior, melhor é a nitidez dos caracteres, facilitando a extração pelas ferramentas. Além da performance percebida, durante os experimentos ficou evidente que as ferramentas que utilizam reconhecimento óptico de caracteres auxiliam pessoas com baixa visão a compreenderem o que está escrito nos rótulos dos cosméticos, que muitas vezes encontram-se com caracteres muito pequenos para serem lidos a olho nu.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Engenharia de Software

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Dissertação - Deise Dall'Agnol Severo - 2023.pdf3.66 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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