???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9012
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Boeira, Silvana Peterini-
dc.creatorRocha, Kellen Mariane Athaide-
dc.date.accessioned2024-02-29T18:18:40Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-02-29T18:18:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationROCHA, Kellen Mariane Athaide. Impacto do ensino remoto sobre o processo de ensino- aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superior. 151 p. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9012-
dc.description.abstractDue to the intensification of the emergency and health crisis of the COVID-19 pandemic, Brazilian Higher Education Institutions suspended face-to-face classes, generating debates about the possibilities, risks and consequences of this stoppage and the continuity of activities carried out by other means. The implemented measures revived an existing and long-dormant debate: the implementation and follow-up of teaching mediated by technologies, since these online strategies are not limited to focusing only on strategies related to theory, but also possible practical laboratory classes. Even today there are many questions about the efficiency of this new pedagogical model. Therefore, the objective of this research was to evaluate the impact that remote teaching has brought on the teaching-learning process of Chemistry and Biochemistry in higher education. For this, it was used as an online experimental and interview data collection instrument aimed at academics and teachers of these curricular components of a higher education institution in Rio Grande do Sul for a better understanding of their experience in the pandemic and post-pandemic period. In short, remote teaching during the pandemic has brought both challenges and opportunities for education. Educators used new technologies to promote active learning beyond the traditional classroom. Student participation was crucial for the development of relevant skills, but negative inequalities and access to technology impacted the learning experience. Despite the return to traditional ways of teaching, it is important that educators take advantage of the lessons learned and seek a more flexible and adaptable education, valuing different learning styles and combating inequalities, preparing students for the challenges of the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.titleImpacto do ensino remoto sobre o processo de ensino- aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeImpact of remote teaching on the teaching-learning process of Chemistry and Biochemistry in higher educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479774592918135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052693245472353pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529127283220286pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Bioquímicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoEm função da intensificação da emergência e crise sanitária da pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior brasileiras suspenderam as aulas presenciais, gerando debates sobre as possibilidades, riscos e consequências dessa paralisação e continuidade das atividades realizadas por outros meios. As medidas implementadas reavivaram um debate já existente e há tempos adormecido: a implementação e efetividade do ensino mediado por tecnologias, visto que essas estratégias online não se limitam a focar apenas em estratégias relacionadas à teoria, mas também possíveis aulas práticas de laboratório. Ainda hoje há muitos questionamentos quanto à eficiência desse novo modelo pedagógico. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto que o ensino remoto trouxe sobre o processo de ensino-aprendizagem de Química e Bioquímica no ensino superior. Para isso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados entrevista e questionários online destinados a acadêmicos e docentes dessas componentes curriculares de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul para um melhor entendimento da vivência dos mesmos no período pandêmico e pós-pandêmico. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Em suma, o ensino remoto durante a pandemia trouxe desafios e oportunidades para a educação. Os educadores utilizaram as novas tecnologias para promover uma aprendizagem ativa além da sala de aula tradicional. A participação dos alunos foi crucial para o desenvolvimento de habilidades relevantes, mas desigualdades econômicas e de acesso à tecnologia impactaram a experiência de aprendizagem. Apesar do retorno às formas tradicionais de ensino, é importante que os educadores aproveitem as lições aprendidas e busquem uma educação mais flexível e adaptável, valorizando diferentes estilos de aprendizagem e combatendo desigualdades, preparando os alunos para os desafios do futuro.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Bioquimica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KELLEN MARIANE ATHAIDE ROCHA.pdf10.25 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???