???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8995
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida | - |
dc.creator | Silva , Ricardo Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T17:10:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21 | - |
dc.date.available | 2024-02-27T17:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ricardo Pereira da. Turismo pedagógico nas escolas da rede municipal de Jaguarão – RS: um desenho para atividades de leitura e escrita. 31 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8995 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jaguarão, RS | pt_BR |
dc.subject | Turismo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Jaguarão, RS | pt_BR |
dc.subject | Turismo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Lectura | pt_BR |
dc.subject | Escritura | pt_BR |
dc.title | Turismo pedagógico nas escolas da rede municipal de Jaguarão – RS: um desenho para atividades de leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Boéssio, Cristina Pureza Duarte | - |
dc.contributor.referee1 | Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Boéssio, Cristina Pureza Duarte | - |
dc.contributor.referee3 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, Angela Mara Bento | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o tema Turismo Pedagógico nas Escolas da Rede Municipal da Cidade de Jaguarão-RS, com intuito de valorizar a história, o patrimônio e a vivência da comunidade local. O presente artigo tem como objetivo geral elaborar atividades didáticas sobre o turismo para valorizar o patrimônio jaguarense. Como objetivos específicos, destacam-se: (1) introduzir a temática sobre o turismo nas escolas municipais; (2) disponibilizar para as escolas municipais atividades didáticas de leitura e escrita sobre alguns pontos turísticos da cidade; (3) desenvolver a criticidade, a sensibilidade dos discentes a partir da leitura, escrita sobre a sua cidade. Para a concretização dos objetivos elencados, partiu-se do que entende sobre Turismo Pedagógico a partir de Lima (2014), para o desenho de atividades didáticas, nos baseou-se nos estudos de Freire e Freire de Sá (2013, 2018) e Antunes (2003). Em relação à metodologia empregada, houve um levantamento bibliográfico que possibilitou o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento, como história e geografia para buscar atender os objetivos iniciais deste trabalho. Por fim, o Turismo Pedagógico, através da Educação, pode-se construir, além de uma boa imagem turística, a conscientização dos futuros cidadãos jaguarenses, quanto à receptividade do turista, tornando-se bons anfitriões e quanto à preservação a conservação da sua história, da sua cultura e de seu patrimônio. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este trabajo aborda el tema Turismo Pedagógico en las Escuelas Municipales del Municipio de Jaguarão-RS, con el fin de valorar la historia, el patrimonio y la experiencia de la comunidad local. Este artículo tiene el objetivo general de elaborar acciones didácticas sobre turismo para valorar el patrimonio jaguarense. Como objetivos específicos se destacan: (1) introducir la temática sobre turismo en las escuelas municipales; (2) disponibilizar para las Escuelas actividades didácticas desarrollar actividades didácticas de lectura y escritura sobre algunos atractivos turísticos de la ciudad; (3) desarrollar la criticidad, la sensibilidad de los estudiantes a partir de la lectura, la escritura sobre su ciudad. Para lograr los objetivos enumerados, partimos de lo que entendemos por Turismo Pedagógico de Lima (2014) y para el diseño de las actividades didácticas nos basamos en los estudios de Freire y Freire de Sá (2013, 2018) y Antunes (2003). En relación a la metodología, se realizó un levantamiento bibliográfico que posibilitó el diálogo entre las diferentes áreas del conocimiento, como historia y geografía, para buscar cumplir con los objetivos iniciales de este trabajo. Por fin, el Turismo Pedagógico por medio de la Educación puede construir además de una buena imagen turística, la concientización de los ciudadanos jaguarenses en relación a la receptividad del turista, pasando a ser acogedores en relación a la preservación y la conservación de su historia, de su cultura y de su patrimonio. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
RICARDO PEREIRA DA SILVA.pdf | Ricardo Pereira da Silva 2022 | 1.57 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???