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dc.contributor.advisor1Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.creatorSilveira, Rube Nei Moreira da-
dc.date.accessioned2024-02-01T17:14:41Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-02-01T17:14:41Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Rube Nei Moreira da. Efeitos dos protocolos da covid-19 nas microempresas e empresas de pequeno porte de um município do estado do Rio Grande do Sul. 24p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8922-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectDecretospt_BR
dc.subjectEmpresáriospt_BR
dc.subjectEstratégias e inovaçõespt_BR
dc.subjectGente de negóciospt_BR
dc.subjectEstrategias e innovacionespt_BR
dc.titleEfeitos dos protocolos da covid-19 nas microempresas e empresas de pequeno porte de um município do estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEfectos de los protocolos covid-19 en micro y pequeñas empresas de un municipio del estado de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID908376140-15pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052151673668477pt_BR
dc.contributor.referee1Goularte, Jeferson Luiz Lopes-
dc.contributor.referee2Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268510307155862pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos empresários locais de um município da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul, diante das medidas de restrições sanitárias (decretos), de acordo com o embasamento teórico, verificou-se que os protocolos de medidas de segurança causaram impactos negativos na economia do comércio citados nesta pesquisa. Os empresários precisaram reinventar-se; inovarem; criarem novos métodos de trabalho para contornar a crise, sendo que alguns comerciantes precisaram usar programas do Governo Federal para continuarem com suas empresas ativas. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, trazendo, neste estudo de caso, como participantes, as microempresas e empresas de pequeno porte, utilizando amostra não probabilística, tipo intencional e obtenção da coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada. O instrumento utilizado foi o Google Forms. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: adoção de relacionamento com os clientes que se deu via internet e redes sociais; marketing digital, podendo ser destacado como uma ferramenta relevante para a comunicação entre as empresas e os clientes; concluindo, com o aumento expressivo do serviço via delivery, na gastronomia. De um modo geral, neste estudo, fica uma observação em que uma tomada de decisão, pelos agentes políticos, deve ser analisada com exatidão e levar em conta os impactos econômicos e sociais ocorridos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenEste estudio tuvo como objetivo identificar las mayores dificultades que enfrentan los empresarios locales en un Municipio de la frontera oeste del Estado de Rio Grande do Sul frente a las medidas de restricción sanitaria (decretos), de acuerdo con la base teórica se encontró que los protocolos de medidas de seguridad causaron impactos negativos en la economía del comercio citados en esta investigación,los emprendedores tuvieron que reinventarse; Innovar; Crear nuevos métodos de trabajo para superar la crisis. Algunos comerciantes tuvieron que utilizar programas del gobierno federal para mantener sus negocios a flote. La metodología utilizada fue la investigación descriptiva con enfoque cualitativo, el tipo de investigación fue el estudio de caso, teniendo como participantes a las micro y pequeñas empresas, se utilizó en esta investigación una muestra no probabilística, de tipo intencional, la obtención de los datos fue a través de una entrevista semiestructurada, teniendo como instrumento los Google Forms.Entre los principales resultados encontrados, se destacan: adopción de relaciones con los clientes a través de internet y redes sociales; El Marketing Digital fue una herramienta relevante para la comunicación entre empresas y clientes; Aumento significativo del servicio de delivery en gastronomía. En general, en este estudio, se observa que la toma de decisiones por parte de los agentes políticos debe ser analizada con precisión y tener en cuenta los impactos económicos y sociales que se han producido.pt_BR
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