???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8907
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Igor Baptista de Oliveira | - |
dc.creator | Costa, Flavia Leticia Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T20:27:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T20:27:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Flavia Leticia Pereira da. Efeito da ansiedade social no desempenho acadêmico com discentes do curso de Gestão Pública da Unipampa. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8907 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to understand the level of social anxiety, also known as social phobia, and its effects on the academic performance of students on the Public Management course at UNIPAMPA. To this end, quantitative and qualitative research was carried out to cover different data about the phenomenon. From this, the index of a probabilistic sample of 125 students of the Course was evaluated, using the Liebowitz Scale for Social Anxiety. Furthermore, the qualitative stage included eight interviews between students identified with some level of social phobia. The results indicate that 48% of the course's students have social phobia to some degree, 24% being medium or moderate, 14% severe and 10% very severe, representing a very high percentage of students with social phobia. Furthermore, the effects caused on academic performance are: a) difficulty in performing presentations in the classroom b) participation in seminars due to exposure and finally c) dissatisfaction due to various situations in which social anxiety prevailed and interfered with the academic performance of students. students of the Public Management Course. Thus, the results reveal that anxiety in the academic environment becomes a problem that can significantly affect the academic performance of students. The University has a very important role in this case, but it is not acting systematically to provide support to these 60 (sixty) students on the Public Management course who have social phobia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade social | pt_BR |
dc.subject | Fobia social | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Suporte institucional | pt_BR |
dc.subject | Social anxiety | pt_BR |
dc.subject | Social phobia | pt_BR |
dc.subject | Academic achievement | pt_BR |
dc.subject | Institutional support | pt_BR |
dc.title | Efeito da ansiedade social no desempenho acadêmico com discentes do curso de Gestão Pública da Unipampa | pt_BR |
dc.title.alternative | Effect of social anxiety on academic performance among students on the Public Management course at Unipampa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4206541277189468 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bartz, Cátia Raquel Felden | - |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Flaviani Souto Bolzan | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607360594925765 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é compreender o nível de ansiedade social, também conhecida como fobia social, e seus efeitos no desempenho acadêmico dos alunos do curso de Gestão Pública da UNIPAMPA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa para abarcar diferentes dados sobre o fenômeno. A partir disso, foi avaliado o índice de uma amostra probabilística de 125 discentes do Curso, por intermédio da Escala de Liebowitz para a Ansiedade Social. Além disso, a etapa qualitativa contou com oito entrevistas entre discentes identificados com algum nível de fobia social. Os resultados apontam que 48% dos discentes do curso possuem fobia social em algum grau, sendo, 24% médio ou moderada,14% grave e 10% muito grave, representando um percentual bastante elevado de discentes com fobia social. Ainda, os efeitos causados no desempenho acadêmico são: a) dificuldade para realizar apresentações em sala de aula b) participação de seminários por causa da exposição e por fim c) insatisfação por várias situações em que a ansiedade social prevaleceu e interferiu no desempenho acadêmico dos discentes do Curso de Gestão Pública. Dessa forma, os resultados revelam que a ansiedade no meio acadêmico se torna um problema que pode afetar significativamente o desempenho acadêmico dos discentes. A Universidade tem um papel muito importante neste caso, mas não está atuando sistematicamente para disponibilizar suporte e apoio a esses 60 (sessenta) discentes do curso de Gestão Pública que possuem fobia social. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santana do Livramento | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Tecnologia em Gestão Pública |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Flavia Leticia Pereira da Costa - 2023.pdf | 420.68 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???