???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8907
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.creatorCosta, Flavia Leticia Pereira da-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:27:01Z-
dc.date.available2024-01-30T20:27:01Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Flavia Leticia Pereira da. Efeito da ansiedade social no desempenho acadêmico com discentes do curso de Gestão Pública da Unipampa. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8907-
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand the level of social anxiety, also known as social phobia, and its effects on the academic performance of students on the Public Management course at UNIPAMPA. To this end, quantitative and qualitative research was carried out to cover different data about the phenomenon. From this, the index of a probabilistic sample of 125 students of the Course was evaluated, using the Liebowitz Scale for Social Anxiety. Furthermore, the qualitative stage included eight interviews between students identified with some level of social phobia. The results indicate that 48% of the course's students have social phobia to some degree, 24% being medium or moderate, 14% severe and 10% very severe, representing a very high percentage of students with social phobia. Furthermore, the effects caused on academic performance are: a) difficulty in performing presentations in the classroom b) participation in seminars due to exposure and finally c) dissatisfaction due to various situations in which social anxiety prevailed and interfered with the academic performance of students. students of the Public Management Course. Thus, the results reveal that anxiety in the academic environment becomes a problem that can significantly affect the academic performance of students. The University has a very important role in this case, but it is not acting systematically to provide support to these 60 (sixty) students on the Public Management course who have social phobia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnsiedade socialpt_BR
dc.subjectFobia socialpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectSuporte institucionalpt_BR
dc.subjectSocial anxietypt_BR
dc.subjectSocial phobiapt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectInstitutional supportpt_BR
dc.titleEfeito da ansiedade social no desempenho acadêmico com discentes do curso de Gestão Pública da Unipampapt_BR
dc.title.alternativeEffect of social anxiety on academic performance among students on the Public Management course at Unipampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468pt_BR
dc.contributor.referee1Bartz, Cátia Raquel Felden-
dc.contributor.referee2Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607360594925765pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é compreender o nível de ansiedade social, também conhecida como fobia social, e seus efeitos no desempenho acadêmico dos alunos do curso de Gestão Pública da UNIPAMPA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa para abarcar diferentes dados sobre o fenômeno. A partir disso, foi avaliado o índice de uma amostra probabilística de 125 discentes do Curso, por intermédio da Escala de Liebowitz para a Ansiedade Social. Além disso, a etapa qualitativa contou com oito entrevistas entre discentes identificados com algum nível de fobia social. Os resultados apontam que 48% dos discentes do curso possuem fobia social em algum grau, sendo, 24% médio ou moderada,14% grave e 10% muito grave, representando um percentual bastante elevado de discentes com fobia social. Ainda, os efeitos causados no desempenho acadêmico são: a) dificuldade para realizar apresentações em sala de aula b) participação de seminários por causa da exposição e por fim c) insatisfação por várias situações em que a ansiedade social prevaleceu e interferiu no desempenho acadêmico dos discentes do Curso de Gestão Pública. Dessa forma, os resultados revelam que a ansiedade no meio acadêmico se torna um problema que pode afetar significativamente o desempenho acadêmico dos discentes. A Universidade tem um papel muito importante neste caso, mas não está atuando sistematicamente para disponibilizar suporte e apoio a esses 60 (sessenta) discentes do curso de Gestão Pública que possuem fobia social.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Flavia Leticia Pereira da Costa - 2023.pdf420.68 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???