???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8855
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ulrich, Camila Witt-
dc.creatorOtero, Diana dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:25:55Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T17:25:55Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationOTERO, Diana dos Santos. A variação linguística no livro didático “se liga na língua”: uma análise da variação lexical. 60 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8855-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectVariação lexicalpt_BR
dc.subjectVariación lingüísticapt_BR
dc.subjectLibros didácticospt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentalpt_BR
dc.subjectVariación léxicapt_BR
dc.titleA variação linguística no livro didático “se liga na língua”: uma análise da variação lexicalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Camila Witt-
dc.contributor.referee2Mazzaferro, Gabriela Tornquist-
dc.contributor.referee3Simioni, Leonor-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata da variação linguística, um fenômeno intrínseco a todas as línguas, com foco na sua representação em livros didáticos. A variação linguística reflete a diversidade inerente à língua, manifestando-se de diferentes formas em função de fatores linguísticos, sociais e contextuais – motivo pelo qual deve fazer parte da abordagem dos livros didáticos escolares. Para investigarmos o tratamento dado ao objeto de estudo em uma coleção de livros didáticos, investigamos três questões: (1) como se dá a presença de conteúdos sobre variação linguística na coleção analisada, (2) quais os níveis linguísticos mencionados nos conteúdos sobre variação linguística, e (3) como a variação lexical, se predominante, é incorporada nas tarefas para os estudantes. O objetivo geral deste trabalho, portanto, é analisar a presença e o tratamento da variação linguística – em especial, da variação lexical – em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, mencionamos a identificação da presença da variação linguística nos diferentes anos escolares, a descrição dos níveis de variação linguística (fonológico, morfológico, lexical e sintático) abordados, a definição e a identificação da variação lexical e a descrição da abordagem da variação lexical nas atividades destinadas aos alunos, visando não apenas analisar o léxico, mas também propor novos olhares sobre as atividades propostas. A fim de cumprirmos os objetivos, selecionamos a coleção "Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem" (2018), de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, publicada pela Editora Moderna, como objeto para análise. A metodologia empregada é qualitativa bibliográfica, inspirada no estudo de Ulrich, Mazzaferro e Simioni (no prelo). Focamos especificamente nos materiais destinados ao 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, mais precisamente no Manual do Professor, para conduzir nossa análise. Os resultados mostram maior destaque para a variação linguística nos estágios iniciais e finais do Ensino Fundamental. Além disso, as palavras-chave ligadas à variação foram mais mencionadas nos trechos destinados aos professores do que nos materiais direcionados aos alunos. Nos livros analisados, o nível lexical foi o mais explorado, porém as estratégias para ensiná-lo foram limitadas, muitas vezes focando na substituição direta de palavras ou na interpretação de texto. Concluímos que, embora a variação linguística seja abordada nos livros da coleção analisada, essa exploração ainda é superficial. Isso ressalta a necessidade de reconsiderar como esse tema é apresentado para promover uma compreensão mais aprofundada por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste estudio aborda la variación lingüística, fenómeno intrínseco a todas las lenguas, centrándose en su representación en los libros de texto. La variación lingüística refleja la diversidad inherente del idioma, manifestándose de diferentes maneras según factores lingüísticos, sociales y contextuales, razón por la cual debería ser parte del enfoque de dos libros de texto educativos. Para investigar el tratamiento dado al objeto de estudio en una colección de libros de texto, investigamos tres preguntas: (1) cómo es la presencia de contenidos sobre variación lingüística en la colección analizada, (2) cuáles son los niveles lingüísticos mencionados en el contenido sobre variación lingüística, y (3) como variación léxica, es predominante e incorporada a las tareas de los estudiantes. El objetivo general de este trabajo, por tanto, es analizar la presencia y el tratamiento de la variación lingüística -en particular, la variación léxica- en una colección de libros de texto de Educación Primaria. Como objetivos específicos citamos la identificación de la presencia de variación lingüística en los diferentes cursos escolares, la descripción de los dos niveles de variación lingüística (fonológica, morfológica, léxica y sintáctica) abordados, la definición e identificación de la variación léxica y la descripción de el abordaje de la variación léxica en actividades dirigidas a los estudiantes, con el objetivo no sólo de analizar el léxico, sino también de proponer nuevas perspectivas sobre las actividades propuestas. Para cumplir con nuestros objetivos, seleccionamos como objeto de análisis la colección “Se ligan na língu: leração, production de text e idioma” (2018), de Wilton Ormundo y Cristiane Siniscalchi, publicada por Editora Moderna. La metodología utilizada es bibliográfica cualitativa, inspirada en el estudio de Ulrich, Mazzaferro y Simioni (no prelo). Nos centramos específicamente en los materiales destinados a 6º y 9º de Educación Primaria, pero precisamente en el Manual del Profesor, para realizar nuestro análisis. Los resultados muestran un mayor énfasis en la variación lingüística en las etapa inicial y final de la Educación Primaria. Aún mencionadas, las palabras clave vinculadas a las variaciones de forma son las más citadas en los extractos destinados a los profesores que nos dirigen a los estudiantes. En los libros analizados se exploró más el nivel léxico, sin embargo, las estrategias para su enseñanza fueron limitadas, centrándose muchas veces en la sustitución directa de palabras o la interpretación del texto. Concluimos que, si bien la variación lingüística se aborda en los libros de la colección analizada, esta exploración es aún superficial. Esto resalta la necesidad de reconsiderar cómo se presenta este tema para promover una comprensión más profunda por parte de los estudiantes.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIANA DOS SANTOS OTERO tcc.pdfDiana dos Santos Otero 20231.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???