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dc.contributor.advisor1Marangon, Ederli-
dc.creatorCosta, Matheus Machado-
dc.date.accessioned2024-01-17T18:34:23Z-
dc.date.available2024-01-16-
dc.date.available2024-01-17T18:34:23Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Matheus Machado. Análise do comportamento à fratura de elementos de concreto armado utilizando o LDEM-DYNA. Orientador: Ederli Marangon. 2024. 102p. Alegrete. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8834-
dc.description.abstractThe existence of reinforced concrete depends directly on the joint behaviour of concrete and steel in reaction to stresses, which is generated by adherence. This property is responsible for the transfer of stresses and, consequently, the formation of cracks in the material. Cracks in concrete, in turn, act as entry routes for deleterious external agents, jeopardising the durability of structural elements and should therefore be avoided. This highlights the importance of studying adherence, stress transfer and crack formation in elements made from this structural material. In general, experimental analyses require a large number of tests with high control of the test conditions. Numerical analyses can be allied to these studies, as they allow research to be carried out at lower cost and in less time. In this context, in this work, reinforced concrete elements are analysed in terms of adherence, stress transfer and crack formation using hybrid models, in the ANSYS LS-DYNA software, from the combination of the Finite Element Method (FEM) with the Lattice Discrete Element Method (LDEM), called LDEM-DYNA. These models are validated using three experimental tests: tension stiffening test (tie rods), pull-out test and Stuttgart shear test. The results of the numerical models for the tension stiffening test were satisfactory with regard to the formation and development of cracks and global behaviour (stress-strain). In the pull-out test, both the global behavior and the rupture configuration were divergent from the experimental results. In the Stuttgart shear test, the global behaviour and fracture patterns of the beams were in good agreement with the experimental and other numerical data available in the literature. Therefore, hybrid models are a promising tool for analysing reinforced concrete elements. Keywords: Reinforced concrete. Adherence. ANSYS LS-DYNA. LDEM-DYNA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectANSYS LS-DYNApt_BR
dc.subjectLDEM-DYNApt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectReinforced concretept_BR
dc.subjectAdherencept_BR
dc.titleAnálise do comportamento à fratura de elementos de concreto armado utilizando o LDEM-DYNApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Friedrich, Leandro Ferreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA existência do concreto armado depende diretamente do comportamento conjunto do concreto e do aço na reação aos esforços, o qual e gerado pela aderência. A propriedade e responsável pela transferência de tensões e, consequentemente, a formação de fissuras no material. As fissuras no concreto, por sua vez, funcionam como vias de entrada de agentes externos deletérios, comprometendo a durabilidade dos elementos estruturais e, portanto, devem ser evitadas. Diante disso, destaca-se a importancia de estudar a aderência, transferência de tensões e formação de fissuras em elementos produzidos com esse material estrutural. De forma geral, as análises experimentais necessitam de um grande número de ensaios com alto controle das condições de teste. As análises numéricas podem ser aliadas a estes estudos, pois permitem a investigac ̧ao com menor custo e tempo hábil. Neste contexto, no presente trabalho, elementos de concreto armado são analisados em termos da aderência, transferência de tensões e formação de fissuras utilizando modelos híbridos, no software ANSYS LS-DYNA, a partir da combinação do Método dos Elementos Finitos (MEF) com o Método dos Elementos Discretos formados por Barra (LDEM), denominado LDEM-DYNA. Tais modelos são validados utilizando três testes experimentais: ensaio de tirante, arrancamento e cisalhamento de Stuttgart. Os resultados dos modelos numéricos para os tirantes foram satisfatórios com relação a formação e desenvolvimento de fissuras e ao comportamento global (tensão-deformação). No arrancamento, tanto o comportamento global como a configuração de ruptura foram divergentes dos resultados experimentais. No teste de cisalhamento de Stuttgart, os comportamentos globais e os padrões de fratura das vigas tiveram uma boa concordância com o experimental e outros dados numéricos disponíveis na literatura. Portanto, os modelos híbridos apresentam-se como uma ferramenta promissora para análises de elementos em concreto armado. Palavras-chave: concreto armado; aderência; ANSYS LS-DYNA; LDEM-DYNA.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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MATHEUS MACHADO COSTA - 2024.pdf47.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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