???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8826
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.creatorGusmão, Rodrigo Monteiro-
dc.date.accessioned2024-01-16T01:12:00Z-
dc.date.available2024-01-12-
dc.date.available2024-01-16T01:12:00Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationGUSMÃO, Rodrigo Monteiro. A impressão 3d no ensino de química: projeto e fabricação de modelos moleculares e sua aplicação no ensino de isomeria geométrica e ótica. 2023. 105 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8826-
dc.description.abstractThis dissertation addresses innovation in Chemistry education through 3D printing, focusing on the development of three-dimensional molecular models. Identifying a gap in the availability of modular molecular models for 3D printing, this study introduces the "3DModularKit," a set of digital files for 3D printing molecular model components. These models, not only economically viable, proved to be robust and adaptable to different 3D printers, allowing the assembly of various organic molecular structures. In addition to technical development, the project includes a training course for future chemistry teachers, emphasizing the application of models in teaching isomerism. This course aims to integrate 3D printing technology into the educational context, providing future educators with innovative tools and practices for more interactive and engaging chemistry education. Through an approach that combines theory and practice, this dissertation explores the potential of 3D-printed molecular models as a pedagogical tool for teaching abstract concepts such as molecular structure and isomerism. With a focus on meaningful learning, the work highlights the importance of didactic models in chemistry education, demonstrating how 3D printing can transform science education, preparing students for the challenges of ontemporary science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo molecularpt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectIsomeriapt_BR
dc.subjectMolecular modelpt_BR
dc.subject3D printingpt_BR
dc.subjectChemistry educationpt_BR
dc.subjectIsomerismpt_BR
dc.titleA impressão 3d no ensino de química: projeto e fabricação de modelos moleculares e sua aplicação no ensino de isomeria geométrica e óticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee2Ferreira, Cristiano Correa-
dc.contributor.referee3Junges, Fernando-
dc.contributor.referee4Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a inovação no ensino de Química através da impressão 3D, focando no desenvolvimento de modelos moleculares tridimensionais. Identificando uma lacuna na disponibilidade de modelos moleculares modulares para impressão 3D, este estudo apresenta o "3DModularKit", um conjunto de arquivos digitais para impressão 3D de peças de modelos moleculares. Estes modelos, além de serem economicamente viáveis, mostraram-se robustos e adaptáveis a diferentes impressoras 3D, permitindo a montagem de várias estruturas moleculares orgânicas. Além do desenvolvimento técnico, o projeto inclui um curso de formação para futuros professores de química, enfatizando a aplicação dos modelos no ensino de isomeria. Este curso busca integrar a tecnologia de impressão 3D no contexto educacional, proporcionando aos futuros educadores ferramentas inovadoras e práticas para um ensino de química mais interativo e engajador. Através de uma abordagem que combina teoria e prática, esta dissertação explora o potencial dos modelos moleculares impressos em 3D como uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos abstratos, como a estrutura molecular e a isomeria. Com um enfoque na aprendizagem significativa, o trabalho ressalta a importância dos modelos didáticos no ensino de química, demonstrando como a impressão 3D pode transformar a educação em ciências, preparando os alunos para os desafios da ciência contemporânea.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Rodrigo Gusmão 2023.pdf2.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod Edu Rodrigo Gusmão 2023.pdf1.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???