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dc.contributor.advisor1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.creatorCruz, Daniela Delfim-
dc.date.accessioned2024-01-08T16:48:52Z-
dc.date.available2024-01-08-
dc.date.available2024-01-08T16:48:52Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Daniela Delfim. Afectos e matemáticas: intervenções cartográficas para pensar as potencialidades das danças circulares no quinto ano do ensino fundamental. 78 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8796-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDanças Circularespt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.subjectCiência Arte e Filosofiapt_BR
dc.subjectDanzas en Círculopt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectAfectospt_BR
dc.subjectCiencia Arte y Filosofíapt_BR
dc.titleAfectos e matemáticas: intervenções cartográficas para pensar as potencialidades das danças circulares no quinto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee2Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee3Coelho, Alberto D'Avila-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta movimentações na composição de um plano de imanência de uma arte-docência dançante inventiva de movimentos, entre a experiência, a arte, a ciência e a filosofia por meio da dança circular no 5º ano do ensino fundamental. Com base nas filosofias da diferença de Deleuze e Guattari e do educador espanhol Larrosa ecoam as intervenções cartográficas da pesquisa de mestrado cujo objetivo principal é fazer das Danças Circulares um dispositivo pedagógico de aprendizagens matemáticas outras, envolvendo uma turma de crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública municipal localizada no município de Aceguá (RS), região de fronteira entre o Brasil e o Uruguai. A professora da turma e 22 crianças: dez meninas e doze meninos. Dentre as meninas, duas com TDHA (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), compuseram o grupo participante da pesquisa onde foram realizadas danças circulares que possibilitaram a realização de rodas de conversa sobre a matemática, contagens orais, cálculos mentais de multiplicação, trabalhos com os símbolos matemáticos de maneira que a matemática e a dança coabitaram espaços e pensares que nos permitiram ousar, fazendo surgir ressonâncias entre signos e sensações de um corpo matemático. Este exercício do pensamento com os intercessores possibilitou vislumbrar rastros para ancoragem de um pensar cartográfico que impulsionou uma arte-docência em matemática, andança errante que buscou brechas para o trabalho com signos matemáticos. Os diversos elementos existentes nas ritualísticas das danças circulares, possibilitaram experimentações de deslocamentos nos espaços, produzindo movimentos criativos e intensivos da ciência, arte e filosofia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEsta disertación presenta movimientos en la composición de un plano de inmanencia de un movimiento inventivo de enseñanza del arte danzario, entre la experiencia, el arte, la ciencia y la filosofía a través de la danza circular en el 5to de la escuela primaria. A partir de las filosofías de la diferencia de Deleuze y Guattari y del educador espanhol Larrosa, resuenan las intervenciones cartográficas de la investigación de la maestría, cuyo principal objetivo es hacer de las danzas circulares un dispositivo pedagógico para el aprendizaje de otras matemáticas, involucrando a un grupo de niños que cursan la enseñanza inicial años de educación primaria en una escuela pública municipal ubicada en el municipio de Aceguá (RS), región fronteriza entre Brasil y Uruguay. La maestra de la clase y 22 niños: diez niñas y doce niños. Entre las niñas, dos con TDHA ( Desorden hiperactivo e deficit de atencion), conformaron el grupo participante de la investigación donde se realizaron danzas circulares que permitieron realizar círculos de conversación sobre matemáticas, conteo oral, cálculo mental de multiplicaciones, trabajo con símbolos matemáticos de manera que las matemáticas y la danza espacios convivido y pensamientos que nos permitieron atrevernos, dando lugar a resonancias entre signos y sensaciones de un cuerpo matemático. Este ejercicio de pensamiento con los intercesores permitió vislumbrar huellas para anclar un pensamiento cartográfico que impulsó un arte-enseñanza en las matemáticas, errante que buscaba huecos para trabajar los signos matemáticos. Los diversos elementos existentes en los rituales de las danzas circulares permitieron experimentar con desplazamientos en los espacios, produciendo movimientos creativos e intensivos con la ciencia, arte y la filosofía.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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