???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8778
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.creatorStell, Janaina Santos-
dc.date.accessioned2024-01-05T17:02:15Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2024-01-05T17:02:15Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationSTELL, Janaina Santos. Pandemia na educação: as dificuldades encontradas pelos docentes da escola rural no desenvolvimento do ensino remoto e no retorno ao ensino presencial. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8778-
dc.description.abstractThis work deals with the theme of the pandemic in the education of São Borja municipality. The pandemic of the coronavirus directly impacted education in the country, mainly due to the measures necessary to contain the virus spread, such as social distancing, which led to the suspension of in-person classes. Therefore, the general objective of the work is to analyze the difficulties faced by rural teachers in the development of remote learning during the pandemic period. The specific objectives are: to investigate the challenges faced by teachers to continue working during the pandemic; to understand how technological tools were used against the pandemic; and to analyze the losses in learning during the pandemic period, identified when activities returned to face-to-face modalities. To conduct research, the means used were bibliographic research, field research, and semi-structured interviews. The interviews were conducted with teachers from the Estadual Middle School Militina Pereira Alvarez, part of the municipal educational network of São Borja. The information collected in the interviews underwent qualitative analysis. It was observed that teachers adhered to remote learning during the pandemic period, facing numerous difficulties in adapting to the new teaching model and using technologies to conduct classes. Additionally, the lack of technological tools used by students was highlighted in the research, causing a delay in learning that concerns teachers, requiring intense work in recovering education for these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectProfessores de educação ruralpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.subjectEducational Innovationspt_BR
dc.titlePandemia na educação: as dificuldades encontradas pelos docentes da escola rural no desenvolvimento do ensino remoto e no retorno ao ensino presencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Mattos, Lucas Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650638195656437pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata do tema: a pandemia na educação do município de São Borja. O fenômeno da pandemia do coronavírus, impactou de forma direta a educação no país, principalmente pelas medidas necessárias para conter a disseminação do vírus, como é o caso do distanciamento social, que provocou a suspensão das aulas presenciais. Portanto o objetivo geral do trabalho é analisar as dificuldades encontradas pelos docentes da escola rural no desenvolvimento do ensino remoto durante o período pandêmico. Já os objetivos específicos são: investigar os desafios que os docentes encontraram para continuar trabalhando no período pandêmico; compreender como ocorreu a utilização das ferramentas tecnológicas frente à pandemia; analisar os prejuízos causados na aprendizagem no período pandêmico que identificados quando as atividades voltaram a modalidade presencial. Para realização de pesquisa, os meios utilizados foram, pesquisa bibliográfica, de campo e realização de entrevistas semi-diretivas. As entrevistas foram feitas com docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Militina Pereira Alvarez, integrante da rede estadual do município de São Borja. As informações coletadas nas entrevistas passaram por análise qualitativa. Constatou-se que os docentes aderiram ao ensino remoto no período pandêmico, encontrando muitas dificuldades para se adequar ao novo modelo de ensino e utilizar as tecnologias para ministrar as aulas. Além disso, destacou-se na pesquisa a ausência de ferramentas tecnológicas por parte dos alunos, causando um atraso no aprendizado que preocupa os docentes, sendo necessário um trabalho intensivo na recuperação do ensino para esses educandos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Janaina Santos Stell 2023.pdf1.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???