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dc.contributor.advisor1 | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim | - |
dc.creator | Carminatti , Luiza Izabel | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T17:55:36Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23 | - |
dc.date.available | 2023-10-23T17:55:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | CARMINATTI, Luiza Izabel. Variação linguística na perspectiva de professores de língua portuguesa do município de Esteio. 41 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8725 | - |
dc.description.abstract | This article deals with the perspective of Portuguese language teachers in the municipality of Esteio-RS regarding linguistic variations in the classroom. Linguistic variation consists of the set of different ways of speaking, directly or indirectly influenced by social, cultural, economic and individual factors, resulting or not from the interaction between social groups and other external elements. In the school context, the theme of linguistic variation can be approached considering the particularities of the community and students, since the coexistence of these variations, without pedagogical guidance, can lead to an accentuation of linguistic prejudice in the classroom. This research had a qualitative approach in which a bibliographical research was carried out based on theorists and reflections that bring concepts and relevance of the theme. Scholars such as ALKMIN (2001) BAGNO (2007) and ANTUNES (2003) were used, as well as some documents that guide the pedagogical practice: National Curriculum Parameters and Common National Curriculum Base. A field study was carried out through a questionnaire aimed at Portuguese language teachers from the municipal education network in the city of Esteio-RS, in order to collect data on the perspective of professionals on linguistic variation. By analyzing the data obtained from the questionnaire, it was evident that, in their practice, teachers recognize the importance of respecting variations and promoting debate on the topic, as a means of exploring language. It was also analyzed the attitude of teachers in face of lines with variations in Portuguese language classes, in order to reflect if their practice meets what concerns the teaching of linguistic variation in the discussed authors and guiding documents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Linguistic variation | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.title | Variação linguística na perspectiva de professores de língua portuguesa do município de Esteio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim | - |
dc.contributor.referee2 | Davila, Alessandra Goulart | - |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Lilia de Lima | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo versa sobre a perspectiva dos professores de língua portuguesa do município de Esteio-RS acerca das variações linguísticas em sala de aula. A variação linguística consiste no conjunto das diferentes formas de falar, influenciadas direta ou indiretamente por fatores sociais, culturais, econômicos e individuais, resultantes ou não da interação entre grupos sociais e demais elementos externos. No contexto escolar, a temática da variação linguística pode ser abordada considerando as particularidades da comunidade e dos estudantes, uma vez que a coexistência dessas variações, sem direcionamento pedagógico, pode acarretar em um acentuamento do preconceito linguístico em sala de aula. A presente pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica com bases em teóricos e reflexões que trazem conceitos e relevâncias da temática. Foram utilizados estudiosos como ALKMIN (2001) BAGNO (2007) e ANTUNES (2003), bem como alguns documentos norteadores da prática pedagógica: Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. Foi realizado um estudo de caso através de um questionário destinado aos docentes de Língua Portuguesa da rede municipal de educação do município de Esteio-RS, a fim de coletar dados sobre a perspectiva dos profissionais acerca da variação linguística. Ao analisar os dados obtidos no questionário, evidenciou-se que em sua prática os docentes reconhecem a importância do respeito às variações e da promoção do debate sobre o tema, como meio de explorar a linguagem. Também foi analisada a postura dos professores diante de falas com variações em aulas de língua portuguesa, afim de refletir se sua prática vai ao encontro do que tange o ensino da variação linguística nos autores discutidos e documentos norteadores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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LUIZA IZABEL CARMINATTI.pdf | Luiza Izabel Carminatti 2021 | 1.03 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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