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dc.contributor.advisor1Acosta, Vanessa David-
dc.creatorCosta , Letícia da Graça Mossi-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:06:02Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T19:06:02Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Letícia da Graça Mossi. O uso do jornal nas aulas de português: leitura, interpretação textual e gramática normativa. 29 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8716-
dc.description.abstractThis article aims to verify how teachers understand the use of newspapers in the classroom as a means of teaching and learning textual genres, with a focus on reading and grammar, combined with the practice of teaching in Portuguese and the form of interpretation of facts. It seeks to reflect on the concepts and uses of different journalistic genres and their relevance for teaching and learning reading and writing; verify the importance of different journalistic texts for the teaching of grammar; lead the student to learn to read and evaluate different points of view, differentiating positions, opinions and facts, and collaborate for the development of students' critical sense and argumentation. Exploring journalistic texts makes it possible to expand the universe of students, it helps in the formation of competent readers and makes classes more interesting, in addition to presenting great value for the introduction of certain linguistic concepts. The methodology used brought relevant contributions from several authors, including: Augusto (2004); Azevedo (2019); Diana (2020); Faria (2008); Hamze (2020); Santos, Souza and Teixeira (2019), among others that are also important to carry out this work. The results show that the use of newspapers in the classroom, both printed and digital, contributes as a source of information that can generate knowledge for critical analysis and relevant discussions for the formation of critical and autonomous readers, helping, deepening and expanding the process of teaching and learning writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGênero textual jornalísticopt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectJournalistic Textual Genrept_BR
dc.titleO uso do jornal nas aulas de português: leitura, interpretação textual e gramática normativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Acosta, Vanessa David-
dc.contributor.referee2Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee3Lima, Verônica Rodrigues de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo verificar como os professores compreendem o uso do jornal em sala de aula como meio de ensino e aprendizado dos gêneros textuais, com foco na leitura e na gramática, aliada para a prática de ensino em língua portuguesa e a forma de interpretação de fatos. Busca-se refletir sobre os conceitos e usos dos diferentes gêneros jornalísticos e a sua relevância para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita; verificar a importância dos diferentes textos jornalísticos para o ensino da gramática; levar o aluno a aprender a ler e a avaliar diferentes pontos de vista diferenciando posicionamento, opiniões e fatos e colaborar para o desenvolvimento do senso crítico e argumentação dos estudantes. Explorar textos jornalísticos possibilita ampliar o universo dos estudantes auxilia na formação de leitores competentes e torna as aulas mais interessantes, além de apresentar grande valor para a introdução de certos conceitos linguísticos. A metodologia utilizada trouxe contribuições relevantes de vários autores, entre eles: Augusto (2004); Azevedo (2019); Diana (2020); Faria (2008); Hamze (2020); Santos, Souza e Teixeira (2019), entre outros também importantes para efetivar este trabalho. Os resultados apontam que o uso do jornal em sala de aula, impressos e digitais, contribuem como fonte de informação que podem gerar conhecimentos para uma análise crítica e discussões relevantes para a formação de leitores críticos e autônomos, auxiliando, aprofundando e ampliando o processo de ensino e aprendizado da escrita.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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LETÍCIA DA GRAÇA MOSSI COSTA.pdfLetícia da Graça Mossi Costa 2021376.5 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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