???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8715
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.creator | Krüger , Letiane Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T19:05:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19 | - |
dc.date.available | 2023-10-19T19:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | KRÜGER, Letiane Soares.Autismo: intervenção no processo cognitivo do vocabulário e da leitura. 33 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8715 | - |
dc.description.abstract | Language is an essential element of communication. Through it, people live together and interact socially, and it is responsible for influencing the way they perceive the world. Language disorders potentially interfere with people's social interaction and communication. They also hinder the process of language acquisition and development, interactions, and world perception, bringing temporary or permanent problems to children, adolescents, and adults. Among the numerous language disorders, this paper will focus on autism, because it has deficits that usually appear in greater or lesser intensity and in very specific situations. Although it is, related to a childhood disorder, because its diagnosis is more common in children, its symptoms tend to accompany people throughout all stages of life, showing a permanent condition. This study aims to produce an educational learning object that can contribute to the development of vocabulary and reading of a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the 6th grade in an elementary school in Itaqui / RS, with the purpose of reducing learning deficits. Our intention is to present an interventional proposal where knowledge bases are, created to help Portuguese language teachers of basic education in their pedagogical practices, with the purpose of identifying difficulties and creating strategies that contribute to the development of vocabulary and reading of autistic students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Déficit de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Proposta interventiva | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento do vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da leitura | pt_BR |
dc.subject | Learning deficit | pt_BR |
dc.subject | Intervention proposal | pt_BR |
dc.subject | Vocabulary development | pt_BR |
dc.subject | Reading development | pt_BR |
dc.title | Autismo: intervenção no processo cognitivo do vocabulário e da leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moser, Denise Aparecida | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Santiago Bretanha | - |
dc.contributor.referee3 | Acosta, Vanessa David | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | A linguagem é elemento essencial à comunicação. Através dela, as pessoas convivem e interagem socialmente, sendo a responsável por influenciar o modo como percebem o mundo. Os distúrbios da linguagem interferem potencialmente no convívio e comunicação entre as pessoas. Dificultam também o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, as interações e a percepção de mundo, trazendo problemas transitórios ou definitivos a crianças, adolescentes e adultos. Dentre os inúmeros distúrbios da linguagem, o presente trabalho focará no autismo, pois esse apresenta déficits que costumam aparecer em maior ou menor intensidade e em situações bem específicas. Apesar de estar relacionado a um transtorno infantil, devido ao seu diagnóstico ser mais comum em crianças, seus sintomas tendem a acompanhar as pessoas por todas as etapas da vida, demonstrando uma condição permanente. O presente estudo tem como objetivo geral produzir um objeto educacional de aprendizagem que possa contribuir para o desenvolvimento do vocabulário e da leitura, de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do 6º ano do ensino fundamental, em uma escola de ensino fundamental de Itaqui /RS, com o propósito de diminuir os déficits de aprendizagem.Nosso intuito é apresentar uma proposta interventiva onde sejam criadas bases de conhecimentos que auxiliem os professores de língua portuguesa da educação básica em suas práticas pedagógicas, com o propósito de identificar dificuldades e criar estratégias que contribuam para o desenvolvimento do vocabulário e da leitura de estudantes autistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
LETIANE SOARES KRÜGER.pdf | Letiane Soares Krüger 2021 | 993.86 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???