???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8708
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza-
dc.creatorBrum , Joana D’arc Trindade-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:00:59Z-
dc.date.available2023-10-18-
dc.date.available2023-10-19T19:00:59Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationBRUM, Joana D’arc Trindade. Memórias literárias: uma prática em sala de aula. 46 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8708-
dc.description.abstractThe search for alternatives to make the reading and writing process a constant instrument of knowledge necessarily involves the application of practices in the classroom. In this sense, this article presents an account of a reading and writing practice in the classroom. The objective of this work was to carry out a practice of reading and writing, using as a strategy the textual genre of literary memories. The methodology used was, in addition to a bibliographical research of authors who deal with the theme, the application of a practice in the classroom, through the writing of the memoir genre, specifically, childhood memories. For this purpose, the studies by Gomes (2011), Kleiman (2005), Braga and Santana (2016), among others, were used as theoretical support. This work points to the importance of the teacher's role in providing opportunities for the production of genres that are relevant and adequate to the interests of students. It was found that the proposal to read and write their own memories was interesting and motivating for the students, considering that they performed with interest and satisfaction the reading and writing of the studied genre. In addition, it was possible to work on orality when reading their productions to colleagues, as well as the expression of art through the illustration of the texts produced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMemórias literáriaspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLiterary memoirspt_BR
dc.titleMemórias literárias: uma prática em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza-
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee3Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA busca de alternativas para tornar o processo de leitura e escrita um instrumento constante de conhecimento passa, necessariamente, pela aplicação de práticas em sala de aula. Nesse sentido, este artigo apresenta o relato de uma prática de leitura e escrita em uma turma do oitavo do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho foi realizar essa prática, utilizando como estratégia o gênero textual memórias literárias. A metodologia foi elaborada por, além de uma pesquisa bibliográfica de autores que tratam sobre o tema, a aplicação de uma prática em sala de aula, por meio da escrita do gênero memórias, especificamente, memórias da infância. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico, os estudos de Gomes (2011), Kleiman (2005), Braga e Santana (2016), entre outros. Este trabalho aponta para a importância do papel do professor em oportunizar a produção de gêneros que sejam relevantes e adequados ao interesse dos educandos. Constatou-se, que foi interessante e motivadora aos estudantes a proposta de realizar leituras e escrever suas próprias memórias, considerando que desempenharam com interesse e satisfação a leitura e a escrita do gênero estudado. Além disso, foi possível trabalhar a oralidade ao lerem suas produções aos colegas, bem como, a expressão da arte por meio da ilustração dos textos produzidos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JOANA D’ARC TRINDADE BRUM.pdfJoana D’arc Trindade Brum 20212.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???