???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8696
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lima, Verônica Rodrigues de-
dc.creatorPedroso , Gilvana Nogueira-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:33:54Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T18:33:54Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationPEDROSO, Gilvana Nogueira. Relação entre sintomas depressivos e inclusão do adolescente nas estratégias de ajuda na aprendizagem no contexto escolar. 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8696-
dc.description.abstractThe symptoms of depression can be observed as a representation of the tensions that are generated by subjective configurations. These symptoms are justified by themselves, and are conceptualized as psychosocial conflicts, which are becoming more and more frequent in today's society, even affecting children and adolescents. The general objective of this work is to analyze the relationship between the symptoms of depression and the use of learning strategies in students in the final years of elementary school and high school. The research was characterized as a descriptive study, of the integrative literature review type. For the selection of articles in the SCIELO and Google Scholar databases, the articles were evaluated by reading the full text of the articles that met the following inclusion criteria: articles with a theme related to the safety of public scriptures, full text articles available in Portuguese or English and covering the descriptors: "depression", "adolescence", "teaching", "inclusion". With policies and initiatives seeking to change mental health issues the future success of these students will be possible through the collaborative efforts of all stakeholders and their commitment to the development and implementation of school mental health programs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleRelação entre sintomas depressivos e inclusão do adolescente nas estratégias de ajuda na aprendizagem no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Verônica Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Acosta, Vanessa David-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Quelen Pereira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoOs sintomas da depressão, podem ser observados como uma representação das tensões que se geram por configurações subjetivas. Esses sintomas se justificam por si mesmas, e são conceituadas como conflitos de ordem psicossocial, que se tornam cada vez mais frequente na sociedade atual, atingindo inclusive crianças e adolescentes. O objetivo geral do trabalho é analisar a relação entre os sintomas da depressão e o uso de estratégias de aprendizagem nos alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa de literatura. A partir disso, para a seleção dos artigos nas bases de dados SCIELO e Google Scholar, os artigos foram avaliados por meio de leitura na íntegra dos artigos que responderam aos seguintes critérios de inclusão: artigos com a temática relacionada a segurança das escrituras públicas, artigos completos disponíveis na íntegra em idioma português ou inglês e abranger os Descritores: “depressão”, “adolescência”, “ensino”, “inclusão”. Com políticas e iniciativas buscando mudar as questões de saúde mental o sucesso futuro destes estudantes será possível através dos esforços de colaboração de todos os interessados e do seu empenho no desenvolvimento e implementação de programas de saúde mental na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GILVANA NOGUEIRA PEDROSO.pdfGilvana Nogueira Pedroso 2021247.15 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???