???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8651
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Luce, Maria Beatriz-
dc.creatorCarvalho , Paola Barros da Cunha de-
dc.date.accessioned2023-09-28T16:21:28Z-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2023-09-28T16:21:28Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Paola Barros da Cunha de. Qualificando o censo escolar para o planejamento da educação e a gestão escolar em Arroio Grande/RS. 86 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8651-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenso Escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectCenso Escolarpt_BR
dc.subjectPlanificaciónpt_BR
dc.subjectIndicadores educativospt_BR
dc.titleQualificando o censo escolar para o planejamento da educação e a gestão escolar em Arroio Grande/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Luce, Maria Beatriz-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee3Costa, Daianny Madalena-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste relatório crítico reflexivo tem como base uma pesquisa e a ação realizada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande/RS, com o objetivo de compreender o processo de produção dos dados do Censo Escolar e qualificá-los, buscando minimizar as inconsistências no sistema Educacenso e tornando as informações fidedignas à realidade. O projeto foi realizado na área de atuação profissional da autora, na condição de coordenadora pedagógica do sistema municipal de educação, envolvendo as equipes gestoras das escolas municipais e dos setores pertinentes da Secretaria Municipal de Educação, inclusive a dirigente do órgão. O principal suporte conceitual e procedimental foram os Cadernos de Estudos do Censo Escolar da Educação Básica, o sistema Educacenso e a plataforma NOBE. No entanto, o trabalho prático foi também referenciado em autores que abordam temas como gestão democrática (COSTA; PIEROZAN, 2015; LUCE; MEDEIROS, 2006; PARO, 1997; LIBÂNEO, 2004), planejamento através dos indicadores educacionais (JANNUZZI, 2001; SARAIVA, 2021) e políticas públicas voltadas à educação (SOUZA; OLIVEIRA, 2012; COSTA; SZATKOSKI, 2015). O estudo utilizou a metodologia da pesquisa-ação intervencionista (CHISTE, 2016; THIOLLENT, 2011). Para coletar dados sobre o processo de preenchimento do Censo Escolar foi aplicado um questionário às diretoras das escolas municipais. Após, foram realizados encontros de estudo e análise sobre o referencial teórico e os documentos oficiais de nível nacional e municipal; a seguir, oficinas de coleta e registro de dados obrigatórios do Censo Escolar. O trabalho de pesquisa e formação profissional foi relevante, pois os dados do Censo Escolar são utilizados como elementos de planejamento educacional em diversos níveis, da gestão escolar ao sistema de ensino, com repercussões diretas na formulação e implementação das políticas municipais, como no repasse financeiro e na participação das escolas em programas federativos de avaliação da qualidade e de desenvolvimento da educação nacional. Concluindo, afirma-se a necessidade de formação continuada acerca do tema ora estudado e de progressiva qualificação da gestão participativa pela democratização da/na educação básica no município de Arroio Grande.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste informe crítico reflexivo se basa en investigaciones y acciones realizadas en el ámbito de la Secretaría Municipal de Educación de Arroio Grande/RS, con el objetivo de comprender el proceso de producción de datos del Censo Escolar y calificarlos, buscando minimizar las inconsistencias en el Educacenso. sistema y hacer que la información sea fiel a la realidad. El proyecto se llevó a cabo en el área de actuación profesional del autor, como coordinador pedagógico del sistema educativo municipal, involucrando los equipos directivos de las escuelas municipales y los sectores relevantes de la Secretaría Municipal de Educación, incluyendo al director de la agencia. El principal soporte conceptual y procedimental fueron los Cuadernos de Estudio del Censo Escolar de Educación Básica, el sistema Educacenso y la plataforma NOBE. Sin embargo, el trabajo práctico también fue referenciado en autores que abordan temas como la gestión democrática (COSTA; PIEROZAN, 2015; LUCE; MEDEIROS, 2006; PARO, 1997; LIBÂNEO, 2004), la planificación a través de indicadores educativos (JANNUZZI, 2001; SARAIVA, 2021) y políticas públicas dirigidas a la educación (SOUZA; OLIVEIRA, 2012; COSTA; SZATKOSKI, 2015). El estudio utilizó la metodología de investigación acción intervencionista (CHISTE, 2016; THIOLLENT, 2011). Para recolectar datos sobre el proceso de llenado del Censo Escolar, se aplicó un cuestionario a los directores de las escuelas municipales. Posteriormente, se realizaron reuniones de estudio y análisis del marco teórico y documentos oficiales a nivel nacional y municipal; luego, talleres de recolección y registro de datos obligatorios del Censo Escolar. El trabajo de investigación y formación profesional fue relevante, ya que los datos del Censo Escolar son utilizados como elementos de la planificación educativa en los diferentes niveles, desde la gestión escolar hasta el sistema educativo, con repercusiones directas en la formulación e implementación de políticas municipales, como las financieras transferencia y en la participación de las escuelas en los programas federales de evaluación de la calidad y desarrollo de la educación nacional. En conclusión, se afirma la necesidad de la educación permanente sobre el tema estudiado y la cualificación progresiva de la gestión participativa para la democratización de/en la educación básica en el municipio de Arroio Grande.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
PAOLA BARROS DA CUNHA DE CARVALHO.pdfPaola Barros da Cunha de Carvalho 20233.2 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???