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dc.contributor.advisor1Feil, Gabriel Sausen-
dc.creatorReyes, Adrienne Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-09-21T17:20:53Z-
dc.date.available2023-09-18-
dc.date.available2023-09-21T17:20:53Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationREYES, Adrienne Pinheiro. Girls em devir / rock como signo / camp-máquina de guerra: produtos especulativos e questões de gênero na indústria da música. 2023. 83 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8629-
dc.description.abstractThe music industry is a complex and competitive ecosystem, and the scenario is even more difficult for female or gender-dissident professionals working in the sector, of which 84% mention having already suffered moral or sexual harassment (BATISTELA et al., 2019). The gender gap is an economic and social challenge, not only in the music industry, and several public and private initiatives mobilize efforts to change the scenario in this creative industry. One of the initiatives, operating for eleven years in the country, is Girls Rock Camp Brasil (GRCB). The activity, aimed at girls between the ages of seven and seventeen, takes place in Sorocaba, nearby São Paulo. Within a week, children organize themselves into bands (here understood as gangs) and perform musical and communication tasks, such as practicing or learning the basics of an instrument (choosing between drums, bass, guitar, keyboard and vocal), composing a song (lyrics, arrangement, melody), rehearsals and a live performance, in addition to creating a name, logo, poster and costumes for the group. The project, with the ability to mobilize hundreds of volunteer people, quickly running out of vacancies and the reason for many comments on social networks, draws attention for the commotion it generates. Due to this provocative potential, this research proposes to contribute to the dissemination of Girls Rock Camp Brasil by speculating and making provocations related to gender issues in the music industry, materialized as speculative products. Such speculations are created using the projectual approach of speculative design (DUNNE; RABY, 2013) to generate products, which use, in their conceptions, approximations between the GRCB and the war machine, a philosophical concept proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1997b).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na músicapt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectMusic industrypt_BR
dc.titleGirls em devir / rock como signo / camp-máquina de guerra: produtos especulativos e questões de gênero na indústria da músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4491275533853454pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Andrade, Mario Celso Ramiro de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Marcos da Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7302405794864113pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752834572712717pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA indústria da música é um ecossistema complexo e competitivo, e o cenário é ainda mais difícil para as profissionais mulheres ou de gênero dissidente atuantes no setor, das quais 84% cita já ter sofrido assédio moral ou sexual (BATISTELA et al., 2019). A brecha de gênero é um desafio econômico e social, não somente na indústria da música, e diversas iniciativas públicas e privadas mobilizam esforços para modificar o cenário nesta indústria criativa. Uma das iniciativas, com atuação há onze anos no país, é o Girls Rock Camp Brasil (GRCB). A atividade, destinada a meninas de sete a dezessete anos, acontece em Sorocaba, interior de São Paulo. No período de uma semana, as crianças se organizam em bandas (aqui entendido como bandos) e realizam tarefas musicais e comunicacionais, tais como a prática ou aprendizagem de noções básicas de um instrumento (à escolha entre bateria, baixo, guitarra, teclado e vocal), a composição de uma música (letra, arranjo, melodia), ensaios e uma apresentação ao vivo, além da criação de um nome, logotipo, cartaz e figurino para o grupo. O projeto, com capacidade de mobilização de centenas de pessoas voluntárias, esgotamento rápido de vagas e motivo de muitos comentários nas redes sociais, chama atenção pela comoção que gera. Devido a este potencial provocativo, esta pesquisa se propõe a contribuir para a divulgação do Girls Rock Camp Brasil ao especular e fazer provocações relativas a questões de gênero na indústria da música, materializadas como produtos especulativos. Tais especulações são feitas utilizando a abordagem projetual do design crítico especulativo (DUNNE; RABY, 2013) para gerar os produtos, que utilizam, em suas concepções, aproximações entre o GRCB e a máquina de guerra, conceito filosófico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997b).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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Adrienne Pinheiro Reyes 2023.pdf37.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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