???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8550
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Allan Alves | - |
dc.creator | Toja, Lara Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T18:43:48Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26 | - |
dc.date.available | 2023-07-31T18:43:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.citation | TOJA, Lara Soares. Caracterização da evasão no âmbito do curso de matemática – licenciatura da Unipampa – Campus Itaqui: um estudo exploratório. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8550 | - |
dc.description.abstract | The present work proposes a study on university evasion, in particular of students from the Federal University of Pampa (Unipampa) – Itaqui, more specifically, those linked to the Mathematics course. There are many reasons given by students for dropping out of higher education and the factors involved can be psychological, financial, economic, social, among others. During the execution of this work, we prepared and proposed a questionnaire using Google Forms targeting students who dropped out of the course between 2012 and 2022. In addition to a recorded and documented interview with coordinator of the Mathematics course from 2021 to 2022, including the pandemic period. The analysis of the collected data followed a quantitative-qualitative approach and the main reasons given by the respondents were: work, lack of motivation/disenchantment with the course and difficulties in the teaching-learning relationship (translated into constant failures). A differential of the data presented here is the inclusion of the post-pandemic scenario and possible reasons that led to evasion when activities returned to face-to-face modality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Curso de licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Unipampa | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | University dropout | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Degree course | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | Caracterização da evasão no âmbito do curso de matemática – licenciatura da Unipampa – Campus Itaqui: um estudo exploratório | pt_BR |
dc.title.alternative | Characterization of evasion within the scope of the Mathematics course - Unipampa degree - Campus Itaqui: an exploratory study | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5732038449263400 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615561298825181 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Daiane Campara | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1865921599788345 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Allan Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Daiane Campara | - |
dc.contributor.referee3 | Cara, Elisa Regina | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4030189248596755 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1865921599788345 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615561298825181 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe um estudo sobre a evasão universitária, em particular de estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Itaqui, mais especificamente, os vinculados ao curso de Matemática – Licenciatura. Muitos são os motivos apontados por estudantes para abandonarem o ensino superior e os fatores envolvidos podem ser de ordem psicológica, financeira, econômica, social, dentre outros. Durante a execução desse trabalho elaboramos e propomos um questionário utilizando o Google Forms tendo como público-alvo os estudantes que evadiram do curso entre 2012 e 2022. Além disso, foi feita uma entrevista gravada e documentada com a coordenadora do curso de Matemática – Licenciatura de 2021 a 2022, incluindo o período de pandemia. A análise dos dados coletados seguiu uma abordagem quantitativa-qualitativa e os principais motivos apontados pelos respondentes foram: o trabalho, desmotivação/desencanto com o curso e dificuldades na relação ensino aprendizagem (traduzidas em reprovações constantes). Um diferencial dos dados aqui apresentados é a inclusão do cenário pós-pandemia e de possíveis motivos que levaram à evasão quando as atividades retornaram à modalidade presencial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itaqui | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Matemática |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Lara Soares Toja - 2023.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???