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dc.contributor.advisor1Kimura, Rafael Kobata-
dc.creatorAzambuja, Bárbara Quartieri de-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:13:40Z-
dc.date.available2023-07-05-
dc.date.available2023-07-05T18:13:40Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationAZAMBUJA, Bárbara Quartieri de . A produção de conto de ficção científica no ensino em ciências. 2019. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8470-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to investigate the production of science fiction short stories in science teaching as a didactic resource, particularly in physics classes, with the intention of making them more comprehensive, contextualized and attractive. The elaborated proposals, based on the construction of science fiction short stories, were conceived to serve as teaching activities on hydrostatic content. The applications occurred with students from a school of basic education, located in the city of Bagé-RS. The activities took place within a didactic sequence, which included reading the story “Twenty Thousand Leagues Under the Sea” by Julio Verne, group presentations, a boardgame and a discussion of the physics involved and the interpretation of the narrative. The research methodology used in this study was the Discursive Textual Analysis of the stories produced by the students. The analysis focused on assessing students' ability to contextualize classroom physics in a fictional world and to understand their conceptions of science fiction and science. In general, students insert a scientist in the story, which is described as an embodiment of the student's scientific view, and the scientist is usually characterized as an explorer, a studied person, and solitary. Some stories portray the view of science as instrumental, in which its utility lies in machine building. Regarding the conception of Science Fiction, in the view of many students, the insertion of a scientist is enough to make the story a work of Science Fiction, while other students have a view that it is enough that science is treated so that history can be considered a Science Fiction. In short, we conclude that this tool is very productive as an aid to science classes to become more attractive and comprehensive, making scientific concepts highly contextualized, expanding the reader's possibilities of understanding and the production of meanings in the act of reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectShort storiespt_BR
dc.subjectHydrostaticpt_BR
dc.titleA produção de conto de ficção científica no ensino em ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Kimura, Rafael Kobala-
dc.contributor.referee2Faveri, Rodrigo Borges de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo principal investigar a produção de contos de Ficção Científica no ensino de ciências como um recurso didático, em particular, nas aulas de Física, com a intenção de torná-las mais abrangentes, contextualizadas e atrativas. As propostas elaboradas, baseadas na construção de contos de Ficção Científica,foram idealizadas para servir como atividades de ensino de conteúdos sobre hidrostática. As aplicações ocorreram com alunos de uma escola estadual de educação básica, localizada no centro da cidade de Bagé-RS. As atividades transcorreram dentro de uma sequência didática, na qual foram inclusas a leitura da história“Vinte Mil Léguas Submarinas” de Júlio Verne, apresentações em grupo, um jogo de trilha e uma discussão da Física envolvida e de interpretação da narrativa. A metodologia de pesquisa empregada nesse estudo foi a Análise Textual Discursiva dos contos produzidos pelos estudantes. A análise teve como foco avaliar a capacidade dos estudantes de contextualizarem a Física estudada em sala de aula em um mundo ficcional e compreender as suas concepções sobre Ficção Científica e sobreciências.De um modo geral, os estudantescolocam um cientista no conto, e este é descrito como uma personificação da visão científica do aluno, sendo o cientista normalmente caracterizado como um explorador, uma pessoa dedicada aos estudos e também solitária.Alguns contos retratam a visão da ciência como algo instrumental,na qual sua utilidade está na construção de máquinas. Com relação à concepção sobre Ficção Científica, na visão de muitos estudantes, basta a inserção de um cientista para tornar o conto uma obra de Ficção Científica, enquanto outros estudantestêm uma visão de que basta que a ciência seja tratada para que a história possa ser considerada uma Ficção Científica.Em suma concluímos que esta ferramenta é bastante produtiva como um auxílio às aulas de ciências para esta se tornar mais atrativa e abrangente, tornando os conceitos científicos altamente contextualizados, ampliando as possibilidades de compreensão do leitor e na produção de sentidos no ato de leitura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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