???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8429
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | - |
dc.creator | Duarte, Luciane de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T19:25:18Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07 | - |
dc.date.available | 2023-06-07T19:25:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Luciane de Andrade. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais no ensino remoto emergencial: uma reflexão com cartas pedagógicas. 92 p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8429 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Cartas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Evaluación | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza a Distancia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías digitales | pt_BR |
dc.subject | Letras Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais no ensino remoto emergencial: uma reflexão com cartas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Juliana Brandão | - |
dc.contributor.referee3 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos numa sociedade altamente tecnológica, o uso das tecnologias digitais tornou-se uma prática recorrente no cotidiano de grande parte da população, no entanto, com o surgimento do novo coronavírus, e consequentemente a chegada de uma pandemia em escala mundial, que ainda assola todas as esferas da sociedade teve seu cotidiano drasticamente modificadas. Tais mudanças adentraram nas salas de aula. O advento da pandemia ocasionou a suspensão das aulas presenciais, tudo mudou e continua mudando a cada dia. Tais mudanças afetam drasticamente o modo de avaliar, repentinamente, professores tiveram e têm o desafio diário de dar aulas remotamente. E é nesse cenário que surge a proposta do nosso trabalho: Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais no ensino remoto emergencial: limites e possibilidades. A pesquisa foi realizada na escola estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, no município de Jaguarão RS, os sujeitos da pesquisa foram professores dos 4º e 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental e também da equipe diretiva da referida escola. Tendo como objetivo geral identificar as dificuldades encontradas pelos sujeitos da pesquisa em avaliar os alunos de forma remota e, como objetivos específicos: a- conhecer o conceito de avaliação dos sujeitos da pesquisa, b- compreender os limites em avaliar remotamente os alunos, c identificar as possibilidades em avaliar de forma remota os alunos, d possibilitar a construção de um produto contendo definições de avaliação dos sujeitos envolvidos durante a pesquisa. Metodologicamente este trabalho foi pensado e construído através de cartas pedagógicas, cartas estas que primeiramente foram enviadas aos sujeitos da pesquisa com o intuito de conhecer os limites e possibilidades em avaliar de forma remota e também identificar o conceito de avaliação de cada participante. A partir das cartas respostas foi realizada uma análise, através dessa análise foi possível perceber os limites e as possibilidades encontradas pelos sujeitos em trabalhar remotamente. Assim como foi possível identificar o conceito de avaliação presente nas cartas-resposta, de modo geral prevaleceu o conceito de avaliação diagnóstica no que se refere a avaliar remotamente os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Vivimos en una sociedad altamente tecnológica, el uso de las tecnologías digitales se ha convertido en una práctica recurrente en el día a día de gran parte de la población, sin embargo, con la aparición del nuevo coronavirus, y, en consecuencia, la llegada de una pandemia a nivel mundial, que aún azota a todas las esferas de la sociedad, vio drásticamente modificada su vida cotidiana. La llegada de la pandemia provocó la suspensión de las clases presenciales, todo ha cambiado y sigue cambiando a cada día. Tales cambios afectan drásticamente la forma de evaluar; de pronto, los docentes tenían y tienen el reto diario de enseñar a distancia. En este escenario que surge nuestra propuesta de Evaluación de los aprendizajes en los primeros años en la enseñanza a distancia de emergencia: límites y posibilidades. La investigación fue realizada en la escuela estatal de Enseñanza Básica Joaquim Caetano da Silva, en el municipio de Jaguarão/RS, los sujetos de la investigación fueron profesores de los 4º y 5º años de las series iniciales de la enseñanza básica y también del equipo directivo de esa escuela. El objetivo general es identificar las dificultades encontradas por los sujetos de la investigación para evaluar a los estudiantes de forma remota. objetivos específicos: a- conocer el concepto de evaluación de los sujetos de investigación, b- comprender los límites de evaluar a distancia a los estudiantes, c- identificar las posibilidades de evaluar a distancia a los estudiantes, d viabilizar la construcción de un producto que contenga definiciones de evaluación de las materias involucrados durante la investigación. La metodología de este trabajo fue diseñada y construida a través de cartas pedagógicas, que fueron enviadas a los sujetos de la investigación con el fin de conocer los límites y posibilidades de evaluar a distancia y también identificar el concepto de evaluación de cada participante. A partir de las cartas de respuesta se realizó un análisis, a través de este análisis se pudo percibir los límites y posibilidades que encuentran los sujetos al trabajar a distancia. Así como fue posible identificar el concepto de evaluación presente en las cartas de respuesta, en general prevaleció el concepto de evaluación diagnóstica en lo que respecta a la evaluación remota de los estudiantes. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Luciane de Andrade Duarte.pdf | Luciane de Andrade Duarte 2022 | 903.95 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???