???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8373
Tipo: | Monografia de Especialização |
metadata.dc.title: | Geodiversidade e o ensino de ciências na educação infantil |
Autor(es): | Melo, Rosangela Dias de |
Primeiro Orientador: | Jauris, Carolina Ferreira de Matos |
Coorientador: | Vargas , Jaqueline Pinto |
1° Membro da banca: | Nicoletti, Elenize Rangel |
2° Membro da banca: | Gomes, Cristiane Heredia |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo discutir o tema Geodiversidade e o Ensino de Ciências na Educação Infantil e suas importâncias para a construção do conhecimento. Tal escolha se deu a partir da problemática da comunidade estar inserida na cidade intitulada capital da geodiversidade, possibilitando reflexões acerca da relevância do Ensino de Ciências na Educação Infantil e considerando que crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas , observadoras e demonstram bastante interesse em conhecer o mundo. A partir da compreensão e assimilação em situações de aprendizagem através de brincadeiras livres e direcionadas nos espaços da Instituição de Educação Infantil, foi desenvolvida uma sequência de atividades envolvendo o tema Geodiversidade. A opção metodológica foi de abordagem qualitativa, pois a coleta de dados se deu por meio de observações, filmagens, fotografias, desenhos e intervenções pedagógicas. Ressalta-se que o desenvolvimeto de atividades lúdicas desde a tenra idade podem apropriar-se dos saberes científicos colaborando com um aprendizado articulado aos saberes prévios da temática Geodiversidade. Os resultados encontrados apontam que a temática contextualizada com a realidade escolar permitiu aos estudantes desenvolverem a autonomia e a criticidade. |
Abstract: | This research had as objective to discuss the theme Geodiversity and the Teaching of Sciences in Infantile Education and its importance for the construction of knowledge. This choice was based on the community's problem of being part of the city called the capital of Geodiversity, allowing reflections on the relevance of Science Teaching in Early Childhood Education and considering that children of this age group are naturally curious, investigative, observant and show a great interest in To know the world This research had as objective to discuss the theme Geodiversity and the Teaching of Sciences in the Infantile Education and its importance for the construction of the knowledge. This choice was based on the community's problem of being part of the city called the capital of Geodiversity, allowing reflections on the relevance of Science Teaching in Early Childhood Education and considering that children of this age group are naturally curious, investigative, and observant and show a great interest in Discover the world. From the understanding and assimilation in learning situations through free games and directed in the spaces of the Institution of Child Education, a sequence of activities was developed involving the theme Geodiversity. The methodological option was a qualitative approach, since the data collection took place through observations, filming, photographs, drawings and pedagogical interventions. It is noteworthy that the development of play activities from an early age can appropriate scientific knowledge by collaborating with an articulated learning to the previous knowledge of the theme Geodiversity. The results show that the contextualized theme with the school reality allowed the students to develop autonomy and criticality. |
metadata.dc.subject: | Geodiversidade Educação Infantil Ensino de Ciências Geodiversity Early childhood education Science teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição |
metadata.dc.identifier.citation: | MELO, Rosangela Dias de. Geodiversidade e o ensino de ciências na educação infantil. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8373 |
metadata.dc.date.issued: | 2018 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Rosangela Dias de Melo - 2018.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 1.59 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???