???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8363
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.creatorBorges, Patrícia Bisso Paz-
dc.date.accessioned2023-05-24T20:16:41Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-24T20:16:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBORGES, Patrícia Bisso Paz. Investigação sobre a formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8363-
dc.description.abstractIn this text we present the final work of the specialization course in education of science and technology from the Federal University of Pampa-UNIPAMPA, with the theme of Continuing Education. The goal is to investigate how the graduations are taking place, in public schools in the State of Rio Grande do Sul. The research developed through questionnaires, with open and closed questions sent to Regional Education Departments – CREs. Upon obtaining response to these questionnaires, a wider range of categories have emerged, by using the response information and the regrouping of the same, using the method of content analysis (BARDIN, 2011).The categories that emerged were: nature of Continuing Training; Themes developed during the Ongoing Training; and Continued Training for Nature Sciences offered by the State Office of the Rio Grande do Sul. It was concluded that more than ever, it is important to teachers and their state departments to enter in discussions and reflect about the practices carried out in the teaching process, as well as to identify potential and propose innovative teaching skills to the graduation process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.subjectRede Públicapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectNatural Science Teachingpt_BR
dc.subjectPublic Schoolspt_BR
dc.titleInvestigação sobre a formação continuada de professores na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021701216501395pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244pt_BR
dc.contributor.referee1Hartmann, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Sartori, Paulo Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste texto apresenta-se o trabalho final do curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que tem como temática a Formação Continuada de professores. O objetivo é investigar de que forma estão sendo realizadas as Formações Continuadas na Rede Pública de Ensino no Estado do Rio Grande do Sul. A investigação desenvolveu-se através de questionários, com perguntas abertas e fechadas enviadas às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs. Com a posse das respostas, emergiram categorias de análise mais abrangentes, contemplando as informações selecionadas e o reagrupamento destas, pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As categorias que emergiram foram: Natureza das Formações Continuadas; Temáticas desenvolvidas durante as Formações Continuadas; e, Formações Continuadas para área de Ciências da Natureza oferecidas pela Coordenadoria do Estado do RS. Concluiu-se que, mais do que suprir lacunas, é importante aos professores e suas Coordenadorias, discussão e reflexão sobre as práticas realizadas no processo de Ensino, assim como identificar potencialidades e propor práticas inovadoras em suas formações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Patrícia Bisso Paz Borges - 2018.pdf647.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???