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dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorAzambuja, Mirian Porto-
dc.date.accessioned2023-05-15T17:52:22Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-15T17:52:22Z-
dc.date.issued2023-02-11-
dc.identifier.citationAZAMBUJA, Mirian Porto. Uma proposta de atividades para o ensino dos estudos iniciais da função afim . 42 f.: il. 2023. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8336-
dc.description.abstractThe present study aims to submit proposals for interventions in the classroom regarding the study of functions through mathematical modeling, which is a knowledge area that combines reality with our students with mathematical concepts. In this meaning, the cryptography inclusion was motivated by the desire to awaken students' interest in a current topic that is part of their daily lives. For the proposal construction, cryptography studies were carried out and its historical and logical movement, as well as its relations with the mathematical concepts of related function. The research was qualitative and exploratory hallmark in nature, with a design and data production technique based on participant observation. The proposal was adapted for ninth-grade students of elementary school, beginning on the concepts of relationship and function discussion, as well as their existence in natural situations of the teacher's daily life; going through an understanding dynamic of the relationship between two quantities in which for each value of the first there is a single value of the second; ending with activities that approach the main theme — cryptography and study of the related function. It is expected that this final work can contribute to the future planning of teachers engaged in providing classes with new learning and constant search for improvement and new pedagogical practices. It is important to note that among the results, there was a very positive acceptance by the students for the research tasks, which bring a differentiated intervention proposal, and that they provide a significant proximity of the study of the affine function contextualized with the students' learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectCryptographypt_BR
dc.titleUma proposta de atividades para o ensino dos estudos iniciais da função afimpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar propostas de intervenções em sala de aula referente ao estudo de funções por meio da modelagem matemática que é uma área do conhecimento a qual alia a realidade de nossos estudantes a conceitos matemáticos. Nesse sentido, a inserção da criptografia foi motivada pelo desejo de despertar o interesse dos alunos por um tema atual que faz parte do seu cotidiano. Para a construção da proposta, foram realizados estudos sobre criptografia e seu movimento histórico e lógico, bem como suas relações com os conceitos matemáticos de função afim. A pesquisa teve caráter qualitativo de cunho exploratório com delineamento e técnica de produção de dados baseada na observação participante. A proposta foi adaptada para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, iniciando-se com uma discussão sobre os conceitos de relação e de função, assim como suas existências em situações naturais do cotidiano do docente; passando por uma dinâmica de compreensão da relação entre duas grandezas em que para cada valor da primeira existe um único valor da segunda; finalizando com atividades que abordam o tema principal — criptografia e estudo da função afim. Espera-se que este trabalho de conclusão possa contribuir para futuros planejamentos de professores engajados em proporcionar aulas com novas aprendizagens e buscas constantes por aperfeiçoamento e novas práticas pedagógicas. Destaca-se entre os resultados, uma aceitação muito positiva por parte dos alunos para as tarefas da pesquisa, as quais trazem uma proposta diferenciada de intervenção e que elas propiciam uma proximidade significativa do estudo da função afim contextualizado com a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

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