???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8327
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Dinardi, Ailton Jesus | - |
dc.creator | Coutinho, Cadidja | - |
dc.creator | Cunha, Fernando Icaro Jorge | - |
dc.creator | Castro, Luis Roberval Bortoluzzi | - |
dc.creator | Ilha, Phillip Vilanova | - |
dc.creator | Ruppenthal, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:54:28Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-05-11T19:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ANAIS do II Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste: interligando saberes, vestindo ideias, mobilizando fronteiras para proteger o mundo. Porto Alegre : Unipampa; Evangraf. 2023. 92 p. ISBN 9786556992259 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8327 | - |
dc.description.abstract | The understanding of the environment and the didactic-pedagogical appropriation of Environmental Knowledge are fundamental for us to understand that our survival is directly related to the health of ecosystems and the preservation of nature. The idea is that the conception of the environmental theme goes beyond symbolic moments and reductionisms. A sense of environmental belonging is necessary to become responsible for the natural heritage, managing and measuring the effects of each decision taken. The objective is to oppose the capitalist models of survival, establishing the integration of the human being with nature and favoring the collective spirit and the conscience of our autonomy in the relations with the other and with the whole. To stimulate the feeling of belonging to the environment, the work presents works that discuss environmental issues in an interdisciplinary way and with a regionalist bias, aiming at scientific dissemination and environmental awareness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Natural sciences | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Elementary | pt_BR |
dc.subject | School High school | pt_BR |
dc.title | Anais do II Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste: interligando saberes, vestindo ideias, mobilizando fronteiras para proteger o mundo | pt_BR |
dc.title.alternative | Annals of the II West Frontier Environmental Education Meeting: linking knowledge, dressing ideas, mobilizing borders to protect the world | pt_BR |
dc.type | Anais de Evento | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0473681435809042 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9429704945665907 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1495581852115865 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6246849412827476 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0390762757228334 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6918823752779978 | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A compreensão do meio ambiente e a apropriação didático-pedagógica do Saber Ambiental são fundamentais para entendermos que a nossa sobrevivência está diretamente relacionada à saúde dos ecossistemas e à preservação da natureza. A ideia é que a concepção da temática ambiental vá além de momentos simbólicos e de reducionismos. É necessário um sentimento de pertencimento ambiental para se tornar responsável pelo patrimônio natural, gerenciando e dimensionando os efeitos de cada tomada de decisão. O objetivo é contrapor-se aos modelos capitalistas de sobrevivência, estabelecendo a integração do ser humano com a natureza e favorecendo o espírito coletivo e a consciência de nossa autonomia nas relações com o outro e com o todo. Para estimular o sentimento de pertencimento ambiental, a obra apresenta trabalhos que discutem questões ambientais de forma interdisciplinar e com viés regionalista, visando à divulgação científica e sensibilização ambiental. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Ciências Humanas-Anais de Conferências , Resumos e Artigos |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Anais do 2o Encontro de educação ambiental da fronteira oeste.pdf | 6.96 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???