???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8314
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O uso de recursos das NTIC em escolas de Ensino Médio do município de Caçapava do Sul: perspectiva dos docentes da área das Ciências da Natureza
Autor(es): Silveira, Bruna Simon da
Primeiro Orientador: Sartori , Paulo Henrique dos Santos
Resumo: O presente trabalho procurou investigar algumas perspectivas dos docentes de Física, Química e Biologia do Ensino Médio de duas escolas públicas do município de Caçapava do Sul - RS em relação ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Parte da pesquisa envolveu um levantamento das atuais condições (especificações técnicas, estado de conservação e funcionamento) dos principais recursos das novas tecnologias disponíveis nas escolas, com a finalidade de caracterizar parâmetros que possam auxiliar na contextualização e na análise de resultados. Com este mesmo objetivo, pretendeu-se traçar, ainda que sucintamente, um perfil sócio-laboral dos docentes, por meio de um questionário composto de perguntas abertas e fechadas. A meta principal foi a de buscar compreender a forma como estes profissionais trabalham e utilizam os recursos das NTIC, abordando o viés prático e pedagógico e os pressupostos teóricos e metodológicos. O tratamento dos resultados pautou-se, principalmente, por uma abordagem qualitativa mesclada a aspectos quantitativos, estabelecendo-se, quando possível, correlações e inferências pertinentes aos referenciais teóricos adotados. Devido a limitações de extensão nas respostas fornecidas, fez-se, de modo incipiente, o uso da Análise Textual Discursiva sobre questões mais relevantes, surgindo três categorias: Problemática do Tempo, Carência de Recursos e Interesse e Atualização. A partir de uma perspectiva ampla dos docentes entrevistados, constatou-se que as duas escolas possuem recursos tecnológicos insatisfatórios, inadequados à realidade atual e insuficientes para atender as demandas escolares, como a construção e a elaboração de trabalhos pelos discentes.
Abstract: This present monograph sought to investigate some perspectives of high school physics, chemistry and biology teachers, from two public schools in Caçapava do Sul county, Rio Grande do Sul state, regarding to use of Information and Communication Technology (ICT). Part of the research involved a survey of the current conditions (technical specifications, maintenance and system operation) of main resources of new technologies available in the schools, for the purpose of characterize parameters that can give contextualization support and result analysis. As the same objective, intend to plan, succinctly, a social-work profile of teachers, through a questionnaire consisting of open and closed questions. The main goal was to understand the way these professionals work and use the ICT resources, addressing the practical and pedagogical bias and theoretical and methodological assumptions. The treatment of the results was guided mainly by a qualitative approach mixed with quantitative aspects, establishing, when possible, correlations and inferences pertinent to the adopted theoretical references. Due to limitations of extension in the answers provided, the use of Discursive Textual Analysis (DTA) on the most relevant questions was incipiently used, emerging three categories: Time issues, lack of resources and interest and update. From a wide perspective of teachers interviewed, noted that two schools have unsatisfactory technological resources, inappropriate to current reality and insufficient to attend the schools demands, as a construction e student’s task.
metadata.dc.subject: Tecnologias
Perspectiva docente
Ciências da Natureza
Technologies
Teaching Perspective
Natural Sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: SILVEIRA, Bruna Simon da. O uso de recursos das NTIC em escolas de Ensino Médio do município de Caçapava do Sul: perspectiva dos docentes da área das Ciências da Natureza. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8314
metadata.dc.date.issued: 2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruna Simon da Silveira - 2019.pdf1.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???