???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8310
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorSilva, Ingrid Pereira da-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:07:36Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-09T18:07:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrid Pereira da. Resolução de problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8310-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectCiclo Trigonométricopt_BR
dc.subjectSolución de problemaspt_BR
dc.subjectTrabajo Curico Supervisadopt_BR
dc.titleResolução de problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação aliada ao uso de softwares: potencialidades para o ensino de trigonometriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2391868049256771pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar potencialidades e limites de uma sequência de atividades, desenvolvida em ambiente informatizado e dinâmico na perspectiva da Resolução de Problemas para ensinar conceitos relacionados ao ciclo trigonométrico. Para tanto, fundamentou-se nos pressupostos da Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A produção de dados deu-se por meio da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de atividades com quatorze estudantes do 2º Ano de uma escola da rede estadual de Caçapava do Sul/RS. A análise dos dados permitiu concluir que desenvolveram-se aulas em que os estudantes participaram ativamente na construção de seus conhecimentos, elaborando e testando conjecturas, discutindo relações e buscando generalizar os conteúdos/conceitos de Trigonometria, bem como apresentaram uma evolução significativa ao longo das atividades em relação a metodologia utilizada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo tiene por objetivo analizar potencialidades y límites de una secuencia de actividades, desarrollada en ambiente informático y dinámico en la perspectiva de la Resolución de Problemas para enseñar conceptos relacionados al ciclo trigonométrico. Para ello, se basó en los supuestos de la Resolución de Problemas como una metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación. La elección metodológica es de una investigación cualitativa en la forma de estudio de caso. La producción de datos se dio a través de la elaboración y desarrollo de una secuencia de actividades con catorce estudiantes del 2º año de una escuela de la red estatal de Caçapava do Sul / RS. El análisis de los datos permitió concluir que se desarrollaron clases en que los estudiantes participaron activamente en la construcción de sus conocimientos, elaborando y probando conjeturas, discutiendo relaciones y buscando generalizar los contenidos / conceptos de Trigonometría, así como presentaron una evolución significativa a lo largo de las actividades en relación con la metodología utilizada.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ingrid Pereira da Silva - 2018.pdf1.71 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???