Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reck, André Müller-
dc.creatorAzevedo, Matheus Teixeira-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:06:30Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-09T18:06:30Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Matheus Teixeira. 1 de janeiro de 2023, autorizo a Universidade Federal do Pampa, a disponibilizar o meu trabalho intitulado "O Rock n Roll na formação de professores de Música: um estudo no Curso de Música da UNIPAMPA. 44 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8308-
dc.description.abstractThis Course Completion Study: ''Rock N' Roll in the training of Music teachers: A study in the music course at UNIPAMPA'' focus on understanding the practices of Rock n' Roll in the undergraduate course in Music at UNIPAMPA Federal University of Pampa, Bagé campus. Therefore, listing a discussion about the insertion of popular music in higher music education. For this, it was necessary to conduct a bibliographical survey of texts published in the literature on the subject in question With this purpose, the authors chose to discuss the insertion of popular music in music teaching where: (LEISMANN, 2020; SIMÕES, FEICHAS, 2017; FONTERRADA, 2008; GREEN, 2001; COUTO, 2009). In order to understand the contributions of these musical practices, the methodology used in this study was the qualitative approach, which focused on conducting interviews via video calls and email, with five (5) students who participated in at least half of the following practices: Special Topics in Popular Music III (2016/2); Special Topics in Popular Music IV (2017/1); Teaching group: Rock Studies Group (2017/2); Music and school I: Practice in a group (2018/2); Music and school I and II: Practice in a group (2019/1); and the Extension Group: Group of Studies and Practices of Rock (2019/2). Based on the interviews and analyses three thematic axes were implemented: The Insertion of Popular Music in Higher Education, Musical Learning, and Contributions to Teacher Training. From this perspective, it was possible to understand the possibilities of practicing Rock n' Roll in the training of music teachers, this way facilitating the development and improvement of skills of such graduates. In addition to the possibility of discussing concepts and themes that are present in Rock, such as social, political, and identity issues. Collaborating, in this way, with a more humanized and technical training, as it encompasses a musical genre that is scarcely worked on in higher education courses in music in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRock n’ Rollpt_BR
dc.subjectFormação de professores de músicapt_BR
dc.subjectPráticas musicais coletivaspt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectTraining of music teacherspt_BR
dc.subjectCollective musical practicespt_BR
dc.subjectPopular musicpt_BR
dc.titleO Rock n Roll na formação de professores de Música: um estudo no Curso de Música da UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Reck, André Müller-
dc.contributor.referee2Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.contributor.referee3Corrêa, João Francisco de Souza-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ‘’O Rock N’ Roll na formação de professores de Música: Um estudo no curso de música da UNIPAMPA’’ tem como objetivo compreender as práticas de Rock n’ Roll no curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Portanto, elencando uma discussão sobre a inserção da música popular no ensino superior de música. Para isto, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de textos publicados na literatura a respeito do tema em questão. Com esse intuito foram trabalhados autores que discutem a inserção da música popular no ensino de música como (LEISMANN, 2020; SIMÕES, FEICHAS, 2017; FONTERRADA, 2008; GREEN, 2001; COUTO, 2009). Para entender as contribuições dessas práticas musicais, a metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, cujo enfoque foi a realização de entrevistas por vídeo chamadas e email, com cinco (5) discentes que participaram de pelo menos metade das seguintes práticas: Tópicos Especiais em Música Popular III (2016/2); Tópicos Especiais em Música Popular IV (2017/1); Grupo de ensino: Grupo de Estudos do Rock (2017/2); Música e escola I: Prática em conjunto(2018/2); Música e escola I e II: Prática em conjunto(2019/1); e o Grupo de Extensão: Grupo de Estudos e Práticas do Rock(2019/2). A partir das entrevistas, foram realizadas análises dentro de três eixos temáticos: A inserção da música popular no ensino superior, Aprendizagem musicais e Contribuições para a Formação de Professores. A partir dessa ótica foi possível compreender as possibilidades da prática do Rock n’ Roll na formação de professores de música, possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de tais licenciandos. Além da possibilidade de discutir conceitos e temas que no Rock estão postos, como questões sociais, políticas e identitárias. Colaborando, dessa maneira, com uma formação mais humanizada e técnica por abranger um gênero musical pouco trabalhado dentro dos cursos superiores de música no Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_conclusao_de_curso_Matheus_Teixeira_Azevedo.pdf838.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.